Crescimento do PaaS em 2011

Crescimento do PaaS em 2011. O Gartner, instituto de pesquisas, diz que a receita mundial de PaaS (Plataforma como um Serviço) pode chegar a U$ 707,4 milhões em 2011, um aumento de US$ 195 milhões comparado ao ano de 2010.

Segundo os analistas do instituto, o mercado vai apresentar um crescimento consistente com o faturamento do serviço de PaaS, totalizando US$ 1,8 bilhões em 2015.

“A computação em nuvem tem três aspectos tecnológicos: infraestrutura como um serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) e  software como um serviço (SaaS)”, diz Fabrizio Biscotti, diretor de pesquisas do Gartner. “Como o SaaS está mais desenvolvido e a PaaS ainda não, acreditamos que a batalha entre os fornecedores deverá se intensificar”, diz.

Ainda de acordo com a pesquisa, os primeiros produtos de PaaS suportavam a capacidade do servidor de aplicações, mas o mercado se expandiu e englobou outros dispositivos de mediadores como um serviço, como integração, gestão de processos, portal e transferências de arquivos gerenciadas (MTFs).

Os analistas dizem que estes negócios deverão se expandir para o setor de integração em middleware (AIM), trazendo um novo perfil de organizações que englobam usuários de aplicações e de software de escritórios.

“Fica claro que com a atenção dada a esse segmento por gigantes da indústria, que o PaaS está sendo considerado um empreendimento estratégico e também uma oportunidade para incrementar o mercado”, afirma diz Fabrizio Biscotti, diretor de pesquisas do Gartner.

O diretor também afirma que “à medida que as suítes amadurecem, poderão surgir como tecnologias de capacitação críticas para muitos negócios baseados em nuvem. Com isso, os provedores provavelmente vão alavancá-las para expandir seus ecossistemas, aumentarão seus serviços de aplicações desenvolvidos nativamente (SaaS) ou ampliarão suas soluções locais (on-premises)”, afirma Biscotti