Internet ultrarápida é privilégio de apenas 6% dos brasileiros
A maioria da população incluída digitalmente, 48%, tem acesso à internet de velocidade média, entre 512kbps e 2Mbps
Segundo uma pesquisa divulgada pelo instituto Nielsen nesta semana, cuja análise se voltou para 9 países, apenas 6% dos usuários brasileiros de internet possuem uma velocidade de conexão acima de 8 Mbps, considerada ultrarrápida.
Em nível nacional, maior parte da população possui conexão de velocidade média, entre 512 Kbps e 2 Mbps, cerca de 48% dos computadores. A pesquisa aponta também que 31% dos pontos têm velocidade lenta e que 15% têm velocidades médias, variando entre 2 Mbps e 8 Mbps.
O país que mais se aproxima do Brasil nesta categoria é a Itália, onde 7% utilizam serviço ultrarápido. Na Suíça esta conexão é presente em 38% dos pontos de acesso, em 29% nos Estados Unidos e em 27% dos computadores alemães.
Segundo dados fornecidos pelo Ibope no mês passado, o número de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, LAN houses ou outros locais) no Brasil atingiu 73,9 milhões no quarto trimestre de 2010.
O total de usuários que moram em domicílios com acesso à internet cresceu 24% nesse período –já é de 52,8 milhões.
O Ibope informa ainda que das 56 milhões de pessoas que têm acesso à rede no trabalho ou em residências, 41,4 milhões foram usuárias ativas em fevereiro.
Entretanto, os números do Ibope não indicam a quantidade de pontos de computador no país.