Nokia aposenta Symbian nos EUA
Aguardado anúncio faz parte de ação maior; fabricante agora aposta no Windows Phone 7 para recuperar liderança no mercado de smartphones.
Nós sabíamos que isso ia acontecer, mas a Nokia finalmente tornou oficial: a companhia está “matando” a plataforma Symbian na América do Norte. O presidente da empresa, Chris Weber, revelou a morte próxima do sistema ao site All Things Digital nesta terça-feira (10/8).
Weber disse que a companhia planeja se retirar das áreas de feature phones e smartphones com Symbian na região como parte de um esforço maior para se focar mais no Windows Phone 7. Não temos como saber ainda se a ação será boa para a empresa: até o momento, o novo sistema da Microsoft não vendeu muito bem.
Pelas declarações do executivo, a Nokia está apostando alto no WP7 com o pensamento de que se não der certo na América do Norte, não irá bem em nenhum outro lugar. Weber afirmou que a Nokia vê o mercado norte-americano como chave para vencer a batalha global de smartphones.
Como parte da nova estratégia da Nokia para o Windows Phone 7, podemos esperar ver uma maior presença de publicidade para a companhia muito em breve. A Nokia não forneceu maiores detalhes, mas a futura campanha seria a maior da história da fabricante, segundo rumores.
Vale lembrar que a companhia também anunciou recentemente que irá lançar aparelhos com o sistema Symbian até o próximo ano e que dará suporte aos usuários dessa plataforma até 2016.
A tentativa de a Nokia recuperar sua liderança no mercado deve ser interessante de ver. Muitos talvez não se lembrem, mas a companhia finlandesa tinha cerca de um terço do mercado havia menos de dez anos.