Windows Phone 7 terá loja de aplicativos na web
Após o anúncio oficial do Windows Phone 7 “Mango”, inclusive no Brasil, mais novidades relacionadas ao lançamento da atualização, prevista para o final do ano, foram mostradas.
Uma das mais interessantes é a criação de uma versão web, acessível via desktops e notebooks, do Marketplace do Windows Phone 7, a loja de aplicativos do sistema. Hoje, só é possível baixar e comprar apps pelo próprio aparelho, mas isso mudará com a chegada do “Mango”.
Na versão web, usuários poderão navegar e descobrir novos aplicativos, baixá-los ou comprá-los com cartão de crédito que já esteja atrelado à sua Windows Live ID, recomendar programas para amigos e contatos, atribuir notas e deixar análises deles, tudo como funciona no smartphone, mas com a comodidade das telas grandes e teclados convencionais.
A exemplo do que a Google faz no Android Market, aplicativos comprados e/ou escolhidos poderão ser instalados em tempo real, OTA. Ao clicar em “Instalar” ou “Comprar” no navegador, selecionando essa opção a instalação tem início praticamente no mesmo momento, no smartphone, sem intervenção do usuário. Uma (enorme) facilidade que soma bastante à experiência de uso, além de ser uma vitrine extra para desenvolvedores de apps para a plataforma.
Pais preocupados com seus filhos poderão fazer uso do filtro de pais e limitar o acesso das crianças a determinados apps que sigam um padrão. Partindo desse controle, será possível restringir a instalação de aplicativos com notas baixas na avaliação de outros usuários ou de aplicativos pagos.
Relembrando que, com o “Mango”, o Windows Phone 7 chegará oficialmente a 35 novos países, incluindo o Brasil. Ainda não há data definida para esse lançamento.