Conheça os tipos de CRM

Conheça os tipos de CRM, o universo CRM pode ser dividido em três categorias que são: CRM Operacional, CRM Analítico e o CRM Colaborativo.

CRM Operacional

CRM Operacional – aplicativos de clientes que atuam como interfaces, integrando os sistemas de retaguarda ( back-office ) com as soluções de front-office e escritório móvel, incluindo automação da força de vendas, do marketing empresarial e serviços de suporte a cliente.

CRM Analítico

CRM Analítico – aplicativos que analisam os dados de cliente gerados pelas ferramentas operacionais com o propósito de gerenciamento de performance de suporte. O CRM analítico está intrinsecamento ligado ao data warehouse.

CRM Colaborativo

CRM Colaborativo – serviços colaborativos, como edição personalizada, e-mail, comunidades, conferência e centros de interação e cliente capacitados à WEB, que facilitam a interação entre clientes e negócios. CRM Colaborativo é usado para estabelecer um valor vital com os consumidores, além da transação, ao criar uma relação de parceria.