CRM e Aplicações de Colaboração gera crescimento

CRM e Aplicações de Colaboração gera crescimento no mercado de software. O mercado global de software cresceu 4,7% no primeiro semestre deste ano, para 167 mil milhões de dólares.

As dificuldades econômicas na Europa Ocidental tiveram importantes impactos no mercado global, mas as vendas de software em nos EUA, América Latina, Rússia, China e outras áreas apresentaram crescimento, de acordo com a IDC.

O segmento das aplicações teve o maior crescimento, com aumento 5,1 por cento, em grande parte foi impulsionado” pelas aplicações de colaboração e de CRM.

Dentro das aplicações de colaboração, os programas de colaboração em equipe e relativo às redes sociais corporativa “destacaram-se com fortes taxas de crescimento ao longo dos últimos dois anos”, segundo a IDC. A parte de redes sociais para empresa cresceu de 3% em 2008 para 11 % este ano. As vendas de aplicações de colaboração para equipes, por sua vez, subiram 15% no primeiro semestre de 2012, de acordo com o relatório.

Três das quatro subcategorias do mercado de CRM mostraram crescimento de dois dígitos no corrente ano, com exceção das aplicações de Contact Center, que tiveram  aumento de um dígito.

Ferramentas de atendimento ao cliente, vendas e marketing teve uma taxa de crescimento de cerca de 12%. Parte deste crescimento refletiu-se no desempenho da Salesforce.com, o maior fornecedor “puro” de software em cloud computing. O fabricante tem produtos em todas as quatro categorias de CRM e está perto de atingir 3 bilhões de dólares em receita anual.

O segmento de CRM também impulsiona as vendas de novas licenças em empresas que têm troca sistemas antigos por aplicações baseadas em cloud computing da Salesforce.com e de outros fornecedores. Perto de 59% dos clientes da Constellation Research estão considerando hoje uma substituição do sistema CRM, disse o analista e CEO da empresa, Ray Wang  em uma entrevista recente.

Virtualização desacelera

No campo da infraestrutura, o segmento de software para máquinas virtuais e sistemas de cloud computing cresceu 17,8% no primeiro semestre deste ano. “As remessas de unidades de software para máquinas virtuais ainda se mantêm em níveis saudáveis e em crescimento, mas tenho visto uma desaceleração em mercados maduros com taxas de virtualização mais elevadas”, diz o analista da IDC, Gary Chen.

“Os modelos de negócios estão mudando. Os hipervisors estão gerando menos receitas diretas e tornando-se cada vez mais uma característica embutida nos sistemas operacionais, por exemplo.”

Outros fatores que estão afetando o mercado de virtualização incluem uma concorrência mais dura à VMware, por parte da Red Hat e da Microsoft, assim como a emergência de ofertas em software de código aberto, como a plataforma OpenStack, de acordo com Chen.