CRM – Melhores resultados de venda

CRM – Melhores resultados de venda. Vivemos um momento onde as oportunidades não são imensas, mesmo que se tenha um volume de prospects grande, ou seja, se tem volume operacional em visitas comerciais, mas os resultados muitas vezes não correspondem, elevando o custo comercial das empresas.

O que acontece muitas vezes, é que diante de um volume maior de atividades de visita, o vendedor acaba dispensando muito tempo para uma conta não tão boa, e sobra pouca atenção e tempo para contas muito boas.

Outro, é que os processos de vendas muitas vezes não são muito padronizados, e como consequência temos que alguns vendem muito e outros correm muito para vender pouco, e no final o resultado médio da empresa acaba não ficando muito bom.

A adoção da ferramenta de CRM dentro do processo comercial impacta positivamente em vários pontos, ajudando não só a organizar os processos comerciais, mas principalmente a acelerar os fechamentos, além de dar total visibilidade dos “forecasts” de fechamentos.

Dentre os benefícios da implantação do CRM dentro da área comercial podemos citar:

  • Organiza e padroniza os processos comerciais;
  • Dá mais visibilidade ao próprio vendedor de prioridades e de ações que precisam ser tomadas;
  • Indica sempre o próximo passo do vendedor, e dá subsídios para ele prover as ações necessárias em cada conta;
  • Possibilita ter informações mais personalizadas de cada conta, para que também as ações sejam personalizadas, e isso eleva muito as chances de fechamento.
  • Acelera as ações e por consequência o processo comercial como um todo, e consequentemente acelera o próprio fechamento das vendas;
  • Dá muita visibilidade ao gestor, onde através do “Funil de Vendas” ele consegue enxergar o volume e os ciclos de fechamentos, assim como, tudo que ele tem em carteira, estratificados por fase comercial;
  • Torna a metodologia de trabalho orientado por Metas e Números potencialmente factíveis, gerando subsídios fundamentais para o planejamento comercial, assim como das definições de estratégias de aceleração dos fechamentos, e captação de novos prospects;
  • E por fim, ainda mantem um cadastro mais rico de informações comerciais e do perfil dos clientes potenciais, e a informação é base para definir estratégias de fechamento de negócios.

Se considerarmos que estamos justamente falando de resultados, diria que a adoção do CRM numa empresa privada é altamente recomendável, para não dizer essencial.