Adaptação de empresas ao ponto eletrônico é adiada
Ministério do Trabalho anunciou no dia 28/02 por meio do Diário Oficial da União que adiou novamente o prazo para as empresas se adaptarem ao sistema de Registro Eletrônico de Ponto. Agora, as companhias têm até 1º de setembro para implementar o controle. A decisão não agradou algumas organizações do setor. Esse foi o caso da fabricante de relógio de ponto, Diponto.
O diretor da empresa, Adrinei Kaiser, lamentou a decisão, pois acredita que a medida é um risco de perda de credibilidade e pode gerar cancelamentos de pedidos. “Informamos aos clientes que o prazo seria 1º de março
e agora ficamos desqualificados por uma situação que não é nossa. No adiamento de agosto do ano passado, tivemos pedidos cancelados pelo mesmo fato”, diz Kaiser.
De acordo com ele, a intenção do Ministério do Trabalho em diminuir as causas trabalhistas é válida, mas a forma foi equivocada já que não houve discussão prévia com os fabricantes dos equipamentos.
O Governo Federal argumenta que não houve tempo suficiente para adequação. A portaria estabelece que as empresas com ponto eletrônico têm de trocar seus equipamentos por um que emita comprovante de entrada e saída de funcionários.