Gerra declarada SAP contra Oracle e IBM
Gerra declarada SAP contra Oracle e IBM. A SAP declarou guerra aos rivais, em especial, à Oracle e à IBM no Brasil.
E a sua principal ‘arma’ nessa batalha será a suite SAP Hana, que permitirá aos clientes do ERP integrar o banco de dados à plataforma platarforma. E os embates vão esquentar este ano, uma vez que a companhia admite que vai,sim, buscar clientes que, hoje, usam o ERP da SAP, mas banco de dados dos rivais.
Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, 23/01, na capital paulista, a SAP Brasil desenhou qual será a sua estratégia para 2013. Apesar das dúvidas em relação ao crescimento da economia brasileira, a empresa está bastante otimista e planeja repetir o resultado de 2012: crescimento de 20%, o que colocou a subsidiária local como a segunda mais importante no top 10 da corporação.
A grande aposta para manter o ritmo em 2013 está, como não poderia deixar de ser, no SAP Hana, plataforma de computação em memória e que permitirá aos clientes do ERP migrar seus bancos de dados Oracle e IBM para a plataforma da companhia. “Vamos sim buscar nossos clientes e apresentar o Hana como a plataforma para permitir transações e análises em tempo real. Se eles usam software de companhias concorrentes, vamos mostrar as nossas funcionalidades. o Hana é mais que um banco de dados”, sustentou o presidente da SAP Brasil, Diego Dzodan.
O olhar da companhia está atento também ao novo momento nacional. Tanto que a busca, agora, é por parceiros que permitam a SAP estar mais atuante no interior do país. Para descentralizar suas atividades, a SAP vai criar escritórios em Porto Alegre – para a região Sul – Região Nordeste e Centro Oeste – com reforço na unidade de Brasília – e interior de São Paulo, com escritório em Campinas.
“O interior está crescendo muito. Há oportunidades imensas e temos nesse caso a computação na nuvem como grande aliada. Antes, um projeto do Business One, nossa solução para as pequenas e médias, levava, em média, dois meses para ser implantada. Agora, com a nuvem, esse prazo caiu para nove dias úteis. Nossos canais ganham muito mais tempo para prospectar novos negócios”, destacou ainda o presidente da SAP Brasil.
A computação na nuvem, inclusive, reformula o modelo de parcerias da SAP. As teles e os bancos passam a ser potenciais parceiros de vendas. “Estamos, sim, negociando para permitir que, no modelo de OEM, o Hana, por exemplo, entre nos pacotes de serviços deles. É um conceito diferenciado”, explica Sandra Vaz, diretora de Canais da SAP Brasil.
A ideia, explica ainda a executiva, é replicar o acordo já firmado com a Portugal Telecom, qe tem o Hana entre os serviços ofertados para os clientes de computação na nuvem. A mobilidade – com a massificação do BYOD (traga o seu próprio dispositivo) e a inteligência dos negócios também são pontos considerados essenciais para a SAP cumprir a sua meta: atingir, em 2015, a meta de 1 milhão de usuários. Em 2012, essa marca estava em 230 mil no mundo.