Os altos e baixos do mercado

Os altos e baixos do mercado. Os mercados e a economia são cíclicos. Em outras palavras, cada país, região e indústria possuem seus momentos de alta e baixa, algumas vezes em sincronia, outras de forma descasada. Isto vale tanto a nível macroeconômico quanto a nível microeconômico.

O mundo vive um momento de forte crise econômica, e com isto grande parte dos mercados mundiais está em uma intensa baixa. Isto não quer dizer que todos os segmentos e setores estejam nesta situação. Vamos ao exemplo do setor de mineração.

O preço da maior parte das commodities de mineração despencou desde o início da crise. O ferro e o níquel, por exemplo, tiveram quedas superiores a 50%. Vários outros minérios passam por esta situação, afetando empresas, empregos e países. Fora deste padrão, temos o ouro, que está em um ótimo momento, já que é anticíclico. Enquanto empresas de mineração de todo o mundo sofrem com a crise, os mineradores de ouro estão obtendo ótimos lucros.

Estas situações podem ser encontradas em qualquer mercado. Mesmo que a economia e o setor como um todo estejam em alta ou baixa, não quer dizer que não existam exceções.

As empresas devem preparar uma estratégia específica para cada situação. Esta estratégia será diferente para cada empresa, em função de sua situação da empresa. ”Ir com a manada” é a pior decisão que um gestor pode tomar. Por exemplo, uma empresa que acumulou um bom caixa durante a alta do mercado, pode aproveitar a crise para realizar investimentos a preços mais baixos, obtendo lucros maiores quando houver a recuperação.

Para avaliar como sua empresa está, ela deve ser comparada com a economia como um todo, com o setor em que atua e com os concorrentes diretos. Se sua empresa estiver crescendo, talvez isso não seja uma boa notícia, especialmente se seus concorrentes estiverem crescendo a um ritmo mais acelerado. Da mesma forma, em alguns mercados, as empresas que conseguem se manter estáveis estão comemorando.

O gestor deve desenvolver na empresa um processo sistemático de análise da situação de sua empresa. Devem ser criados indicadores (métricas) que permitam a comparação em cada caso, e que ajudem na tomada de decisão e na definição de estratégias para lidar com cada situação.