Agilidade real nas empresas
Agilidade real nas empresas. Para ser realmente ágil, as empresas devem desenvolver-se em 10 dimensões, em três áreas: mercado, organização e processo. Empresas e executivos de TI pensam sobre a agilidade de forma diferente. Para entender agilidade, precisamos primeiro definir o que isso significa. Agilidade nos negócios é a qualidade que permite a uma empresa abraçar as mudanças operacionais e de mercado, como uma questão de rotina.
Uma empresa ágil torna proficiente a condução das mudanças, se essas mudanças forem impulsionadas por tendências de mercado ou processos operacionais. Ela responde rapidamente às ameaças e oportunidades , e executa as mudançsa de uma forma sustentável. Mas poucas empresas estão neste nível.
Então, por onde começar? Para ser realmente ágil, as empresas devem desenvolver-se em 10 dimensões, em três áreas: mercado, organização e processo.
Agilidade de mercado exige conhecimento e execução em duas áreas: a receptividade do mercado e a integração do canal.
Agilidade organizacional requer excelência na disseminação do conhecimento, na gestão de mudança e na psicologia digital.
Agilidade de processo permite a execução bem sucedida. Empresas ágeis investem na implantação de inteligência de negócios, têm elasticidade, alavancam metodologias de processos, infraestruturas e plataformas modernas, oferecem inovação em software mais rápido e são mais adaptáveis ao sourcing.
Porém, nem todas as dimensões são iguais. Por isso, pedimos a executivos em muitas funções de negócios que apontassem as dimensões mais críticas para a manutenção da agilidade. Eles elegeram inteligência de negócios, gestão de mudança e receptividade do mercado como as mais importantes. Psicologia digital, disseminação do conhecimento e sourcing como importantes. E elasticidade da infraestrutura, arquitetura de processos, integração de canais e inovação de software como as menos importantes.
Para ajudar a moldar a capacidade da empresa para responder ao risco estratégico, as habilidades, perspectivas e estratégias do CIO precisam se alinhar com esta definição mais ampla de agilidade nos negócios. Isso permitirá uma conversa mais substancial com o negócio e que os CIOs possam mapear competências específicas para o desempenho dos negócios.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!