CEOs priorizam TI estrategicamente
CEOs priorizam TI estrategicamente. Cloud computing, dispositivos móveis, business analytics e social business estão entrando com prioridade estratégica de negócios para diversas indústrias.
Cloud Computing, dispositivos móveis, Business Analytics e Social Business estão na lista de prioridade estratégica de negócios de diversas indústrias, segundo relatório da IBM batizado de “Tech Trends 2012: o caminho mais rápido para o futuro”. Porém, a escassez de profissionais qualificados e preocupações com a segurança continuam sendo importantes desafios para a adoção de novas tecnologias.
A IBM entrevistou cerca de 1,2 mil empresas de tecnologia de todo o mundo, incluindo o Brasil, e ouviu líderes e tomadores de decisões de negócios que definem quando, onde e como suas organizações adotam e investem em novas tendências. Quase dois terços indicaram que as novas tecnologias são estrategicamente importantes para suas empresas. Porém, enfrentam obstáculos ?significativos como a escassez de profissionais qualificados e preocupações com a segurança de suas informações.
Para se ter uma ideia, apenas uma em cada dez empresas pesquisadas afirmou ter todos os requisitos e habilidades para atuar com Cloud Computing, dispositivos móveis, Business Analytics e Social Business. Além disso, mais da metade dos entrevistados dizem que sua política de segurança de TI não são suficientes para atender às necessidades de Cloud Computing e de Social Business.
“A falta de conhecimento é um problema global e crítico para os negócios, pois atua como um obstáculo para a adoção das tecnologias avançadas, fundamentais para o sucesso de qualquer organização. Diminuir ou eliminar a diferença de habilidades não é tarefa para uma só empresa. Organizações dos setores público e privado devem trabalhar juntas a fim de assegurar que os profissionais tenham as habilidades necessárias para colocar a tecnologia em prática e usá-la para solucionar os maiores desafios das empresas e da sociedade”, afirma Ricardo Mansano, gerente do Centro de Inovações da IBM Brasil.
Investimentos
Entre os entrevistados, 62% citaram a segurança como uma das três principais áreas de investimento para as suas organizações nos próximos dois anos. O estudo ainda apontou que, por conta da segurança, cerca de 60% ainda não se sentem confiáveis para a adoção de dispositivos móveis.
O estudo indica que cerca de 1,5 bilhão de pessoas usam regularmente as redes sociais. Além disso, soluções para mobilidade e análises de dados são essenciais para a continuidade dos negócios. Nos próximos dois anos, cerca de 70% das organizações irão aumentar os investimentos em tecnologias móveis e Business Analytics.
Tecnologia agora está no topo da agenda CEO. O estudo da IBM aponta ainda que um número crescente de líderes reconhece a magnitude da mudança tecnológica impactando suas organizações. A maioria dos entrevistados reconhece que tecnologias emergentes, como mobilidade, Cloud Computing, Business Analytics e Social Business são fundamentais para o sucesso de suas organizações e oferecem oportunidades para abrir novos caminhos, criar novos mercados e inventar novos modelos de negócio.
Mas algumas empresas estão avançando mais rápido do que outras e, apesar dos obstáculos, usando o celular, BI na nuvem e tecnologias sociais de forma mais estratégica.
A questão é: que organizações estão melhor posicionadas para criar essas vantagens competitivas?
Para respondê-la, a IBM dividiu as empresas três grupos: as líderes, as seguidoras e as curiosas.
As Líderes acreditam que as tecnologias emergentes são fundamentais para o seu sucesso empresarial e as estão usando efetivamente para permitir o surgimento de novos modelos de negócio. Estão à frente de sua concorrência. Já as Seguidores concordam que essas tecnologias são importantes e podem fornecer capacidades críticas e diferenciais, mas adotaram parte delas, para solucionar questões específicas. E as Curiosas, na melhor das hipóteses, conhecem as tendências, mas estão atrás das concorrentes em termos de adoção.
Curiosamente, o estudo da IBM encontrou uma proporção significativamente maior de Líderes em mercados em crescimento (35% em comparação a 15% nos mercado mais maduros).
As Líderes, assim como as Curiosas são mais orientadas ao mercado. As Líderes são mais analíticas, profundamente envolvidas com modelagem e análise de dados. Também estão mais à frente no que diz respeito à análise dos dados sociais. E experimentam mais as novas tecnologias. Este pode ser um fator importante frente aos outros dois grupos.