Empresas despreparadas para transformar de seus negócios

Empresas despreparadas para transformar de seus negócios. Executivos reconhecem mudança e inovação como diferencial competitivo, mas metade deles não se sente em condições de tocar esses processos.

A transformação dos negócios é crucial para que as empresas alcancem alguma vantagem competitiva considerável. Muitas organizações, no entanto, enfrentam dificuldades na execução de processos nesse sentido. É o que revela um estudo realizado por Oracle e Forbes.

Embora a maioria (86%) dos líderes concorde que mudar é fundamental para o sucesso de suas companhias, 48% dos 534 entrevistados no estudo disseram que suas organizações estão pouco ou nada preparadas para executar uma transformação nos negócios.

A pesquisa revela que um em cada cinco entrevistado sente que suas tentativas de transformação fracassaram e três em cada cinco sequer tentaram realizar algo nesse sentido.

A causa mais citada para o fracasso é a ineficiência desse tipo de iniciativa (41%), seguida por restrições orçamentárias e de recursos (35%). Já os motivos mais apontados para o sucesso incluem apoio da alta gestão (51%) e execução competente e vigorosa (48%).

Os entrevistados classificaram um balanced scorecard com os principais indicadores e realizações em relação às metas (46%), o entendimento do real impacto que uma mudança proposta em uma iniciativa terá nos demais projetos da organização (40%) e um resumo claro dos custos associados à iniciativa (40%) como os recursos mais críticos para o sucesso na execução da transformação.

A necessidade de inovação — o aumento da capacidade de desenvolver e distribuir novos produtos e serviços ao mercado e aos clientes — foi citada como um fator externo muito importante que leva à necessidade de uma transformação nos negócios por 82% dos entrevistados.

Esses movimentos de transformação vão desde o lançamento de novas ofertas no mercado até a implementação de sistemas de TI, passando por grandes investimentos em bens de capital, a transformação dos negócios pode assumir infinitas formas.

Para 39% dos entrevistados, o maior desafio de planejamento que ameaça a transformação dos negócios está em não prever as mudanças do mercado, enquanto 45% acreditam que um perigo substancial está em não prever corretamente ou deixar de prever os fatores de risco da iniciativa.

Além disso, 30% apontaram a incapacidade de avaliar e usar opções ou planos diferentes como modelo, bem como a dificuldade em garantir uma abordagem consistente/padronizada (29%), entre os desafios enfrentados.

Fonte: Portal CIO

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 5 =