Ferramenta colaborativa na Gestão Empresarial
Ferramenta colaborativa na Gestão Empresarial. Há muito tempo a empresas querem uma melhor colaboração entre sua força de trabalho distribuída, não raro geograficamente dispersa.
Graças ao e-mail e à Internet, as empresas querem replicar o tipo de colaboração que ocorre dentro do escritório através de milhares de pessoas localizadas em outros locais. De fato o e-mail, a teleconferência, as mensagens instantâneas, as videoconferências, os wikis, o Facebook e o Twitter são ferramentas que ajudam algumas empresas e até mesmo grupos de trabalho multiempresa a obterem grandes avanços na realização de projetos específicos.
Vários especialistas consideraram que as ferramentas de colaboração e de Web 2.0 estão melhores: sabe-se melhor como implementá-las e há uma noção melhor sobre o que esperar delas. Apesar disso, muitos também concordam que é ainda difícil colocar a plataforma a funcionar bem. Apesar de as empresas investirem em uma variedade de ferramentas para ampliar a produtividade dos funcionários, nem sempre essas ferramentas atendem às expectativas de comunicação.
Como mudar isso? Aqui vão algumas dicas:
1 – Comece bem. Antes de investir em colaborativas, faça uma avaliação de suas outras aplicações de produtividade. Se existe alguma queixa, você pode arrumar essas soluções antes de inclui novas.
2 – Enfatize integração. Tente pensar em tecnologias colaborativas como um grande quebra-cabeça, no qual cada módulo precisa encaixar perfeitamente para gerar um conjunto harmonioso. Cada vez mais vendedores desenham sistemas para serem agnósticos em relação a outros softwares, para trabalharem juntos.
3 – Jogue com benefícios sutis. Obter um retorno sobre investimento concreto será difícil. Uma forma simples de quantificar o valor da tecnologia de colaboração pode ser velocidade. Talvez um grupo possa usar o chat para informar os funcionários sobre os planos em vez de usar outras ferramentas para isso e perder um dia inteiro.
Lembre-se: nem todos os problemas podem ser resolvidos com a tecnologia. Ironicamente, isso deveria ser óbvio. Se o seu instinto é incentivar o uso de ferramentas colaborativas, lembre-se de que colaborar significa envolver pessoas, e é por aí que você precisa começar.
Muitos esforços de colaboração falham porque as empresas vão atravessando “modas”. Implementam algum software, nomeiam alguém para liderar o projeto e esperam que alguma coisa extraordinária aconteça.
A realidade é que além de construir uma infraestrutura é necessário criar o hábito de colaborar. Plataformas colaborativas envolvem as pessoas e seus processos, antes da tecnologia.