Gestão agregando valor

Gestão agregando valor. Como profissionais ouvimos o tempo todo: “Você precisa agregar valor a seu trabalho!”, “Temos ser mais competitivos agregando valor para o cliente!”, entre outras frases similares.

O conceito de agregação de valor é bastante simples, mas implementá-lo na prática costuma ser mais complexo.

Encontrei no blog Shmula uma tabela simples e prática sobre como agregar valor, a qual vale a pena reproduzir aqui.  O que mais gostei é sua aplicabilidade a quase qualquer tipo de atividade.  Um empreendedor ou gestor pode usar a lista para determinar se os esforços investidos estão agregando valor ao negócio… da mesma forma, um profissional pode usá-la para perceber se suas atividades são burocráticas ou se realmente trazem benefícios para a organização.

Vamos aos pontos.  Para agregar valor você precisa:

Aumentar

  •     Receitas;
  •     Lucros;
  •     Crescimento;
  •     Mercado;
  •     Participação;
  •     Retenção;
  •     Retorno sobre Investimento;
  •     Retorno sobre Ativo;
  •     Eficiência;
  •     Fluxo de Caixa;
  •     Visibilidade.

Reduzir

  •     Custo;
  •     Tempo;
  •     Esforço;
  •     Reclamações;
  •     Risco;
  •     Conflito;
  •     Papelada.

Melhorar

  •     Produtividade;
  •     Processos;
  •     Serviço;
  •     Informação;
  •     Moral;
  •     Imagem;
  •     Reputação;
  •     Habilidades;
  •     Qualidade;
  •     Lealdade.

Criar

  •     Estratégias;
  •     Sistemas;
  •     Processos;
  •     Negócios;
  •     Produtos;
  •     Serviços;
  •     Marcas.

E aí, consegui encaixar suas atividades em um ou mais destas categorias?  Sempre avalie como pode reforçar ainda mais o valor que você agrega, além de expandir suas atividades para outras categorias.

Fonte: Techlider