Gestão agregando valor
Gestão agregando valor. Como profissionais ouvimos o tempo todo: “Você precisa agregar valor a seu trabalho!”, “Temos ser mais competitivos agregando valor para o cliente!”, entre outras frases similares.
O conceito de agregação de valor é bastante simples, mas implementá-lo na prática costuma ser mais complexo.
Encontrei no blog Shmula uma tabela simples e prática sobre como agregar valor, a qual vale a pena reproduzir aqui. O que mais gostei é sua aplicabilidade a quase qualquer tipo de atividade. Um empreendedor ou gestor pode usar a lista para determinar se os esforços investidos estão agregando valor ao negócio… da mesma forma, um profissional pode usá-la para perceber se suas atividades são burocráticas ou se realmente trazem benefícios para a organização.
Vamos aos pontos. Para agregar valor você precisa:
Aumentar
- Receitas;
- Lucros;
- Crescimento;
- Mercado;
- Participação;
- Retenção;
- Retorno sobre Investimento;
- Retorno sobre Ativo;
- Eficiência;
- Fluxo de Caixa;
- Visibilidade.
Reduzir
- Custo;
- Tempo;
- Esforço;
- Reclamações;
- Risco;
- Conflito;
- Papelada.
Melhorar
- Produtividade;
- Processos;
- Serviço;
- Informação;
- Moral;
- Imagem;
- Reputação;
- Habilidades;
- Qualidade;
- Lealdade.
Criar
- Estratégias;
- Sistemas;
- Processos;
- Negócios;
- Produtos;
- Serviços;
- Marcas.
E aí, consegui encaixar suas atividades em um ou mais destas categorias? Sempre avalie como pode reforçar ainda mais o valor que você agrega, além de expandir suas atividades para outras categorias.