Gestão Corporativa e Twitter

Gestão Corporativa e Twitter. A ferramenta é capaz de tornar o fluxo de informação entre a equipe de TI mais rápido e objetivo, bem como facilitar a interação com os diversos departamentos da companhia.

Você é um CIO preocupado com as formas de interagir melhor com outras áreas da empresa? Se sim, tente aprimorar suas habilidades e a capacidade de comunicação de sua equipe por meio do Twitter. A ferramenta pode ser utilizada como modelo para a construção de uma solução interna e de baixo custo para comunicação.

O modo de pensar necessário para interagir por meio do Twitter é ideal para a área de TI – tanto no que diz respeito à melhoria do fluxo de informações entre os membros do time, quanto em relação aos demais departamentos da companhia.

No que tange à comunicação entre a equipe, o microblog pode ajudar gestores e colaboradores a trocar dados de maneira objetiva e aumentar a sinergia entre as pessoas. Por exemplo: dias antes de uma reunião, o CIO coloca no Twitter os objetivos do encontro e as ideias iniciais. Assim, os demais funcionários poderão enviar sugestões adicionais, além de ficarem cientes do que vai ser discutido. Com isso, as reuniões serão mais rápidas e, certamente, mais produtivas.

Em relação à comunicação com outros departamentos em uma interface unificada, os líderes de TI podem contar às demais áreas quais iniciativas que o departamento de tecnologia está desenvolvendo para gerar resultado ao negócio.

Objetividade

A limitação imposta pela ferramenta, a princípio, pode parecer prejudicial, uma vez que muitos CIOs alegarão que não se pode informar à organização sobre uma mudança de data center em apenas 140 caracteres. É exatamente por isso que o modelo do Twitter torna-se tão interessante, pois ele força os gestores a aprimorar suas capacidades de articulação.

E, para facilitar a entrada dos profissionais nesse “mundo virtual’, seguem algumas dicas:

• Seja direto: o limite de caracteres nos faz pensar de maneira mais objetiva. Aproveite a ferramenta para exercitar a capacidade de elaborar mensagens e editá-las removendo detalhes desnecessários;

• Ofereça mensagens úteis: não divulgue os textos no Twitter a menos que tenha algo interessante a dizer;

• Use a linguagem adequada: ninguém gosta de ouvir (ou ler) um executivo de TI que utiliza vocabulário técnico. Fale a mesma língua que as outras pessoas para que a comunicação entre a área de tecnologia e as demais possa ser efetiva. Evite jargões e explique em termos simples como o departamento pode ajudar a companhia;

• Escolha as palavras certas: ferramentas como o Twitter nos forçam a repensar o poder das palavras e expressões, fazendo com que escolhamos um vocabulário muito preciso. Por exemplo: em vez de “vamos alinhar nossa estratégia de TI às prioridades do cliente”, é melhor usar “Vamos pensar como o cliente”;

• Ouça sua audiência: mantenha-se antenado aos tópicos discutidos por meio da ferramenta.