Gestão empresarial e gamificação
Gestão empresarial e gamificação. Design defasado atrapalha a nova tendência, que aplica ao mundo corporativo características lúdicas e lógicas encontradas em jogos de videogames.
Gamificação, técnica do marketing digital que aplica ao meio corporativo características lúdicas e lógicas encontradas em jogos de videogames, aplica-se em outros contextos como envolvimento do cliente, desempenho dos funcionários, treinamento e educação, gestão da inovação, desenvolvimento pessoal, sustentabilidade e saúde
À medida que a gamificação caminha para uma utilização mais generalizada, é a hora de entender e avaliar essa importante tendência.
Foi o que fez o Gartner. A consultoria prevê que, até 2014, 80% das atuais aplicações de gamificação não vão conseguir cumprir os objetivos de negócios, principalmente por causa do design defasado.
“O desafio para os gerentes de projetos e responsáveis por iniciativas de gamificação é a falta de talento de design de jogos para desenvolver trabalhos na área”, avalia Brian Burke, vice-presidente de pesquisa do Gartner. “Design pobre de jogos é uma das deficiências das aplicações hoje.”
“O foco é a mecânica de jogo em vez dos elementos de design mais sutis e mais importantes como balanceamento de competição e colaboração”, aponta Burke. “Como resultado, em muitos casos, as organizações estão criando aplicativos que simplesmente não são atraentes para o público-alvo”, completa.