Gestão empresarial informação e inovação
Gestão empresarial informação e inovação. Para que seja eficiente, o processo para incentivar os profissionais de TI a inovar depende da criação de um ecossistema de informações, baseado no conhecimento dos colaboradores e do mercado.
O turbilhão de informações disponíveis hoje na internet pode ser uma fonte valiosa de informações que estimulem a inovação na área de TI. No entanto, deve-se entender que a web é muito vasta, desestruturada, tem muitos dados inconsistentes e pode representar um ambiente limitado para a realização de uma pesquisa mais profunda.
Um item fundamental ao processo de inovação é o levantamento de informações. Mas durante esse processo, na maior parte das vezes, os profissionais se deparam com um volume tão grande de dados que isso acaba virando um problema, em vez de ser uma solução.
As informações só são transformadas em conhecimento aplicável quando elas atendem a uma necessidade e a um momento específico. Por essa razão, promover a inovação dentro da área de TI depende da criação de uma infraestrutura organizacional que garanta um processo eficiente e focado em três itens:
1. Abastecer os profissionais com todas as informações e os recursos necessários para a pesquisa. Isso inclui oferecer ferramentas para que as pessoas acessem o conhecimento de forma simples, sem ter a necessidade de deixar a organização para buscar os dados.
2. Criar redes de conhecimento em torno dos funcionários. Para tanto, deve-se esquecer o modelo tradicional de busca – baseado em taxonomia – e criar comunidades internas nas quais os profissionais de TI troquem seus conhecimentos de forma constante e eficiente.
3. Apostar em um ecossistema de informações voltadas à inovação. Os diversos recursos envolvidos no processo de inovar precisam ser colocados juntos para que os colaboradores tenham uma visão holística. Isto vai otimizar o trabalho de cada uma das partes.
Análise de recursos
Quando se fala em ecossistema de informações para inovação é importante entender que existem diferentes meios para obter o conteúdo necessário e todos eles precisam ser considerados na hora de mapear as informações.
O primeiro ambiente é o dos recursos internos. Ou seja, a área de TI já possui uma série de documentos e dados que representam uma fonte rica e pronta para ser explorada. O importante é integrar isso em um repositório único.
Na hora de pensar em recursos internos, os departamentos de tecnologia da informação também não podem esquecer dos dados contidos no CRM. Além disso, processos e métricas podem conter questões importantes para o processo de inovação.
Outra categoria que precisa ser avaliada é aquela que prevê informações pessoais. O conhecimento de cada um dos colaboradores precisa ser armazenado em um mesmo local, que possa ser acessado por qualquer profissional da equipe. Isso inclui documentos que estão no computador pessoal dos funcionários, bem como e-mails e outras formas de comunicação.
Além disso, deve-se buscar maneiras de capturar conhecimentos informais. Para tanto, a equipe de TI deve encontrar maneiras de armazenar as conversas em fóruns de discussão, comunidades online, wikis, blogs e sistemas de mensagens instantâneas.
Por fim, a melhor forma de pensar ‘fora da caixa’ é redefinir a própria caixa. Nada mais adequado para isso do que buscar recursos externos e integrá-los à base de conhecimento da TI. Entre as principais fontes de recursos externos estão as outras áreas da organização, publicações, redes de relacionamento e, até mesmo, informações disponíveis na internet.