Transparência ajuda a influenciar equipe

Transparência ajuda a influenciar equipe. Quanto mais você se abrir, repartir suas ideias e compartilhar pensamentos, mais irá influenciar as pessoas a enxergar a realidade sob sua perspectiva.

“Procuram-se homens para trabalho perigoso. Salários baixos, frio rigoroso, longos meses de completa escuridão, perigo constante e retorno duvidoso. Honra e reconhecimento em caso de sucesso”

Este teria sido o texto do anúncio veiculado  em um jornal em Londres, por Ernest Shackleton (mentor de Amyr Klink) em 1912 para recrutar a tripulação do Endurance, a caminho do Ártico. Prometia apenas o que ele tinha certeza que poderia entregar. Shackleton era, indubitavelmente, um líder forte, autêntico e transparente. Exatamente o tipo de líder que continuamos procurando cem anos depois…

E o que é um líder transparente?

É aquele aberto, sincero e coerente, que confia em si mesmo e nos outros, que age de modo ético e íntegro, que não tem segredos ou agendas ocultas, que age de modo justo e meritocrático, que se comunica com espontaneidade e se mantem acessível ao time.

Em função de todos estes comportamentos e atitudes, torna-se capaz de construir confiança, que é a pedra fundamental da liderança.

As pessoas estão sempre buscando sentido e significado das ações, especialmente nos seus líderes. Consequentemente, quando percebem transparência e consistência neles, aumenta sua confiança, engajamento e a chance de termos realmente uma equipe de alta performance.

O líder transparente possibilita ao time focar com mais intensidade em seus objetivos, propósitos e atividades, e trabalhar com menos estresse, desgaste, paranoia, fofocas, fantasias, sofrimento e distrações.

Resumo, quanto mais você se abrir, repartir suas ideias e compartilhar pensamentos, mais irá influenciar as pessoas a enxergar a realidade sob sua perspectiva e menor será a necessidade delas “adivinharem” o que não foi dito, criando teorias, especulações e lendas.

Em suma, o líder transparente não distrai sua equipe com inconsistências, “surpresas” e dissonâncias. Pelo contrário. Faz com que eles canalizem sua energia para ação e resultados.

Dicas finais para cada você seja cada vez mais um líder transparente:

Fale sempre a verdade, de um modo assertivo, respeitoso e hábil.
Compartilhe sua visão e alinhe o time quanto às estratégias e planos de ação.
Dê a “big picture”, ajudando as pessoas a “conectarem os pontos”.
Seja previsível com relação a valores e princípios (as regras e os pesos não podem variar durante o “jogo”).
Seja um excelente comunicador, mantendo as pessoas informadas e atualizadas com as informações mais importantes.
Dê feedbacks verdadeiros e construtivos.
Seja capaz de fazer o que fala (“walk the talk”) e de comunicar o que faz (“talk the walk”).
Quando realmente não puder responder alguma questão (quer por necessidade de sigilo, quer por ser um assunto pessoal, quer não seja o momento) explique claramente que não pode abrir a informação e os motivos. Fazer isto com clareza e objetividade já é ser transparente.

Fonte: CIO UOL