Seria culpa de Zuckerberg os baixos valores das ações do Facebook?
Seria culpa de Zuckerberg os baixos valores das ações do Facebook?
Há alguns meses, analistas da indústria e investidores esperavam que as ações da rede social decolassem, subindo de seu preço inicial de 38 dólares por ação para 50, 60 dólares ou mais
O contínuo declínio no preço das ações do Facebook está alimentando especulações de que a rede social poderia ficar bem melhor sem o cofundador Mark Zuckerberg no comando.
As ações da rede social bateram o catastrófico recorde de 19,87 dólares até o fechamento do balanço, na quinta-feira (16/8). A queda continuou na sexta-feira, fechando a 19,05 dólares e na segunda-feira pela manhã, com as ações afundando para 18,75 dólares. A baixa veio quando investidores iniciais, incluindo Goldman Sachs, puderam oficialmente vender suas ações. Isso fez com que 271 milhões de ações ficassem elegíveis para negociação, embora não esteja claro quantas foram vendidas.
A queda no preço é apenas uma parte do que tem sido uma conturbada oferta pública inicial para a maior rede social do mundo. Há alguns meses, analistas da indústria e investidores esperavam que as ações do Facebook decolassem, subindo de seu preço inicial de 38 dólares por ação para 50, 60 dólares ou mais.
No entanto, isso não aconteceu. A IPO da empresa tem afundado em vez de crescer. A discussão passou a focar em saber se uma pessoa experiente nos negócios poderia guiar melhor o Facebook, enquanto Zuckerberg, com seus apenas 28 anos, camisetas cinzentas e moletons, poderia se dedicar à parte de tecnologia.
“Acho que muito do preço das ações é sobre confiança e percepção, e o Facebook quebrou um pouco da fé que os investidores tinham”, disse Andrew Stoltmann, advogado especialista em finanças de Chicago. “Há uma falta de confiança na capacidade de Zuckerberg em liderar uma corporação de capital aberto. Surgir e brilhar de repente, como ele fez, é uma habilidade extraordinária, mas não necessária para administrar uma empresa de capital aberto.”
Stoltmann, que disse que duvida que já vimos a essência do preço das ações da Facebook, acrescentou que trazer um novo CEO seria uma ótima ideia para a empresa neste momento. “Veja bem, Zuckerberg é um gênio”, disse. “Mas você tem que ter um executivo mais maduro e experiente administrando essa empresa”.
Mas Mark ainda possui defensores. Patrick Moorhead, analista da Moor Insights & Strategy, disse que ainda é muito cedo para começar a falar sobre a substituição do CEO do Facebook.
“Ele providenciou a visão que o FB precisava para elevar a empresa a estas alturas, e eles vão precisar dele para continuar a guiá-los”, disse Moorhead. “Zuckerberg precisa manter seu lugar no topo para dar uma chance à rede social. Lembre-se, as questões em mão são as repercussões de um IPO falho, não uma empresa falha”.
Karsten Weide, analista da IDC, disse que não vê, de maneira alguma, Zuckerberg abrindo caminho para um novo líder de negócios na empresa que ele fundou. “Mark Zuckerberg não irá descer do trono tão cedo”, disse ela. “Ele é um homem com uma missão, querendo forçar o mundo, se necessário, à uma maior abertura. E como um homem em uma missão, não se importa primariamente com os negócios”.