Cloud abrirá 14 milhões de oportunidades até 2014

Cloud abrirá 14 milhões de oportunidades até 2014. Projeções são de estudo da IDC, que estima que quase metade dessas oportunidades estarão em mercados emergentes.

As implementações dos serviços na nuvem deverão criar em todo o mundo cerca de 14 milhões de empregos. Boa parte dessas oportunidades estará em mercados emergentes como Brasil, Índia, China e Rússia, onde os projetos estarão menos restritos à infraestrutura de sistema legados. A constatação é do estudo “Cloud Computing’s Role in Job Creation”,  realizado pela IDC, a pedido da Microsoft.

Mais de 50% desses empregos serão gerados por pequenas e médias empresas, que serão responsáveis por 7,5 milhões de vagas, enquanto que os grandes negócios abrirão 6,3 postos de trabalho para especialistas em cloud computing.

É o setor de mídia e comunicações que mais vai contratar profissionais para atuar em projetos de cloud, respondendo por 2,4 milhões das novas posições. Em segundo lugar, ficará o setor financeiro, que deverá demandar 1,4 milhão de profissionais nessa área, seguido pela indústria de manufatura discreta, que buscará 1,3 milhão de talentos para serviços de nuvem.

Além de profissionais de TI com conhecimento em infraestrutura e aplicações, o novo modelo vai demanda de muitos talentos para as áreas de negócios, como vendas e marketing.

A Índia e a China sozinhas vão responder por quase metade do contingente de novos profissionais que serão contratados para funções ligadas ao mundo de cloud computing. Juntos esses dois países vão criar 6,8 milhões de empregos nessa área, prevê o estudo.