Cloud seguro para 2013
Cloud seguro para 2013. Gartner prevê que, em 2015, 10% do total de recursos de segurança de TI das empresas estarão na nuvem.
Analistas da Gartner preveem que 2013 será um ano de expansão da cloud computing e da luta pelas empresas para terem uma segurança adequada na nuvem.
“A crescente adoção de cloud deve influenciar a forma como a segurança será usada, bem como a forma como as principais agências governamentais vão priorizar a segurança da infraestrutura na nuvem pública”, dizem Ruggero Contu, Lawrence Pingree e Eric Ahlm, analistas da Gartner, na sua previsão para 2013.
Tem mais: o Gartner prevê que, em 2015, 10% do total dos recursos em segurança de TI das empresas estarão na nuvem, com o foco hoje claramente nas mensagens instantâneas, segurança na Web e avaliação remota de vulnerabilidades. Haverá uma preocupação maior também com a prevenção de perda de dados, criptografia ou autenticação, disponíveis como tecnologias destinadas apoiando o amadurecimento da computação em nuvem.
A consultoria antecipa que a aceleração da mudança da segurança da nuvel vai provavelmente “ameaçar” algumas relações de negócios tradicionais que os fornecedores de segurança de TI têm com os seus revendedores de valor adicionado (VAR), por exemplo. Mas a tendência geral vai levar a mais fornecedores de serviços de gerenciamento de segurança através da nuvem. Não surpreendentemente, um elevado nível de fusões e aquisições relacionadas com start-ups e empresas estabelecidas da segurança na nuvem deve ocorrer ao longo de 2013.