Cloud evitando problemas com armazenamento
Cloud evitando problemas com armazenamento. Sincronização e segurança são os itens mais citados pelos usuários de Dropbox, Google Drive, Sugar Sync, iCloud e Box.
Um novo estudo do site de suporte técnico FixYa indica que os usuários dos cinco principais serviços de armazenamento em nuvem estão preocupados com a segurança, a capacidade e o desaparecimento de arquivos.
“Armazenamento de arquivos na cloud está se tornando o método esperado para compartilhamento de arquivos tanto em dispositivos pessoais como corporativos”, avalia o CEO do FixYa, Yaniv Bensadon. “Esperamos que o relatório FixYa Cloud Storage Report ajude os consumidores a escolher o serviço que esteja mais em linha com suas necessidades”, diz.
O FixYa pediu aos usuários do site que listassem os cinco maiores problemas que têm com os serviços de armazenamento em nuvem Dropbox, Google Drive, Sugar Sync, iCloud e Box.
O levantamento revelou alguns problemas comuns, como sincronização. Diante do quadro, o FixYa sugere correções e recomendações para evitar os problemas. Veja abaixo.
Dropbox
O Dropbox é um dos serviços de armazenamento mais populares, que reúne cerca de 100 milhões de usuários em todo mundo. Todos os dias, 1 bilhão de arquivos é enviado para o site, afirmam funcionários da empresa.
O Dropbox suporta praticamente todos os sistemas operacionais, de Windows, Mac OS X a Linux em desktops, além de BlackBerry, Android e iOS em dispositivos móveis.
Quase metade dos usuários (40%) do Dropbox apontou que segurança é o principal medo em relação ao serviço. E preocupaç!ão também levou a IBM a proibir que seus funcionários usassem o sistema para armazenar arquivos.
Limites de capacidade de armazenamento estão em segundo na lista, item citado por 25% dos respondentes. Em seguida estão limitações ma sincronização de arquivo (15%); respostas lentas (10%) e “outros” (5%).
Recentemente, o DropBox lidou com vários problemas de segurança, incluindo uma queda do serviço que resultou em e-mails de spam enviados para uma parte de sua base de usuários. “Em 2011, por exemplo, contas foram acessadas sem a necessidade de inserir senha”, apontou o FixYa no relatório.
Usuários que dependem do Dropbox para conteúdo pessoal, como fotos, música ou entretenimento, não se sentem desencorajados pelas questões de segurança, observou o FixYa.
“No entanto, quem utiliza Dropbox para armazenar informações financeiras pessoais ou itens semelhantes que possam representar um risco devem ficar longe do serviço”, recomendou o FixYa. “O mesmo vale para empresas de médio porte à procura de uma maneira fácil de compartilhar extratos bancários ou informações de negócios.”
Google Drive
Quando o Google Drive surgiu, a perda de pastas estava no topo da lista de reclamações dos usuários (30%). Problemas com sincronização de arquivos foi notado por 20% dos entrevistados.
Outros 20% indicaram que estavam descontentes com a conversão automática de Google Drive para Google Docs, enquanto 20% não gostavam de erros desconhecidos que ocorreram enquanto usavam o serviço.
“Apesar de preocupações com segurança não serem unanimidade entre os usuários do serviço em comparação com outros de nuvem, o Google Drive ainda tem alguns problemas de usabilidade gerais que precisam ser tratados”, comentou a FixYa. “Para a maior parte, no entanto, esses problemas podem ser resolvidos rapidamente.”
SugarSync
A falta de suporte do Quickbooks liderou as preocupações dos usuários do SugarSync, com 30%. O QuickBooks é um software de contabilidade usado por empresas e como o SugarSync não suporta o Quickbooks, é uma tarefa difícil para os usuários financeiros usarem essa funcionalidade.
Outros 30% dos entrevistados reclamaram sobre o valor de espaço de armazenamento do SugarSync. O SugarSync oferece uma degustação gratuita por 30 dia, bem como um plano de 5 GB de armazenamento. Mas, no geral, “o preço é mais elevado do que outros serviços em nuvem como o iCloud”, avaliou o FixYa.
Problemas de sincronização de arquivos foram relatados por 15% dos entrevistados e outros 15% citaram problemas para armazenar arquivo do iTunes.
iCloud
O iCloud, da Apple, tornou-se um problema depois que usuários atualizaram seus sistemas para o OS X Mountain Lion, de acordo com 35% dos entrevistados pelo FixYa.
“Infelizmente, os usuários estão enfrentando problemas com o iCloud no novo sistema operacional quando tentam realizar uma série de atividades”, disse o FixYa. “Isso inclui inscrição no serviço, sincronização entre dispositivos ou backup”, observou.
O FixYa recomenda que os usuários com problemas de sincronização no ‘Notes’ tentem usar o Evernote. O Evernote é um aplicativo de anotações que faz tudo da quase tudo que o ‘Notes’ faz, mas melhor é melhor, de acordo com o FixYa.
Além disso, a incapacidade de sincronizar arquivos com dispositivos não-Apple no iCloud foi notado por 25% dos entrevistados. Outra insatisfação expressa por 15% dos respondentes foi a quantidade de espaço de armazenamento.
Box
O Box tornou-se popular entre as pequenas empresas devido à sua segurança nativa e recursos de gerenciamento. No entanto, 25% dos entrevistados escolheram “questões de segurança” como o principal problema do serviço e outros 25% apontaram “fazer upload de documentos”. Problemas com arquivos de backup foram relatados por 20% dos entrevistados.
“Embora as questões de segurança não sejam um grande problema para os usuários corporativos, os usuários de contas pessoais têm relatado ao FixYa preocupações com a proteção”, afirmou o relatório.
O FixYa recomenda que os usuários que têm problemas ao efetuar o upload de arquivos reiniciem suas máquinas e limpem o cache do navegador antes de tentar novamente.
Diferente dos concorrentes, o Box é uma plataforma mais colaborativa, algo que o Google Drive está trabalhando. “Isso significa que as pessoas podem adicionar comentários sobre o arquivo que está acessível para qualquer pessoa com permissão. Elas também podem executar e visualizar as tarefas definidas por outros usuários que têm relaç!ao com o arquivo”, assinalou o FixYa.