Desenvolvimento de aplicativos em nuvem

Desenvolvimento de aplicativos em nuvem. O desenvolvimento mais rápido é apenas uma das vantagens que justifica priorizar e colocar as plataforma de cloud no centro de sua estratégia.

Estudo recente da Evans Data  descobriu que desenvolvedores estão divididos em relação aos benefícios do desenvolvimento na nuvem. Este é um ponto importante: um dos fatores  realmente “determinantes” para o uso da computação em nuvem é o desenvolvimento e teste de aplicativos. O retorno para quem usa recursos baseados em nuvem pública para criar, testar e implantar aplicativos já é muito atraente, e ele se tornará ainda mais no futuro próximo.

Realizada em dezembro, a pesquisa de desenvolvimento de nuvem da Evans Data constata que as plataformas de nuvem reduzem o tempo médio de desenvolvimento em 11,6%, devido à habilidade da plataforma de cloud computing agilizar o processo de desenvolvimento, colocando rapidamente os recursos necessários ao desenvolvimento disponíveis para os profissionais de TI. Além disso, as plataformas da nuvem aumentam a colaboração nas equipes de desenvolvimento, o que também é um benefício.

No entanto, cerca de 10% dos desenvolvedores não citou a redução de tempo como uma das vantagens do uso de ambientes de desenvolvimento baseados na nuvem. Uma quantidade semelhante disse ter tido mais de 30% economia de tempo, e 38% citou uma redução entre 11% a 20%.

Plataformas de desenvolvimento baseadas em nuvens públicas PaaS e IaaS – tais como Google, Amazon Web Services, Microsoft e Salesforce.com – estão realmente em seus anos iniciais e ainda são imaturas. Mas elas já proporcionam reduções de custo significativas e maior eficiência.

Ao agregar as necessidades computacionais de vários usuários em um único centro, economias de escala são obtidas e resultam em benefícios significativos, como um menor consumo de energia, configuração e manutenção mais simples e atualizações de capacidade e desempenho mais fáceis.

Grande parte dos desenvolvedores é surpreendida quando analisa as métricas.

Agora mesmo, existem dois casos “de peso”  que justificam o uso da computação em nuvem: o BIG Data e o desenvolvimento e teste de aplicativos.  Aqui estão os benefícios:

  1. A habilidade de fornecer ambientes de desenvolvimento e de testes (devops). Ao criar instantaneamente qualquer número de ambientes de desenvolvimento e teste ou de conjuntos de dados, é fácil estabelecer processos paralelos e aumentar a quantidade testes completos para um determinado projeto.
  2. A habilidade de rapidamente colocar aplicativos em produção e de escalar esses aplicativos à medida que for necessário.
  3. A habilidade de colaborar com outros desenvolvedores, arquitetos e designers no desenvolvimento do aplicativo.

O valor é tangível, a tecnologia muito sólida e as oportunidades muito claras.