Nuvem prioridade em TI para 2012
Nuvem prioridade em TI para 2012. Cinquenta por cento dos entrevistados em uma recente pesquisa online da Unisys Corporation disseram que a computação em nuvem será seu investimento prioritário para 2012.
A pesquisa, que obteve 300 respostas, foi conduzida no site Unisys em setembro e outubro de 2011.
Este é o segundo ano consecutivo no qual entrevistados em pesquisas online da Unisys consideram a nuvem como prioridade para os investimentos em TI no próximo ano. Em uma pesquisa similar conduzida em dezembro de 2010 e janeiro de 2011, 44 por cento dos 262 pesquisados afirmaram que a computação na nuvem estava no topo de sua lista de prioridades para 2011.
Outros participantes da pesquisa de setembro-outubro de 2011 listaram segurança virtual (21 por cento), mobilidade / computação social (21 por cento) e big data (8 por cento) como suas principais prioridades de TI para 2012.
“Nos últimos dois anos, a computação em nuvem passou a ocupar um lugar central nas decisões de investimento de TI,” disse Colin Lacey, vice-presidente, Serviços e Soluções de Centro de Dados da Unisys. “Da política de ‘cloud first’ do governo federal dos EUA às demandas das empresas por melhor capacidade de resposta de TI, os tomadores de decisões estão adotando modelos tanto públicos quanto privados de computação na nuvem. Eles agora enxergam a nuvem como uma forma vital de obter serviços de TI que os permitam oferecer soluções para clientes e entregar produtos competitivos ao mercado de forma rápida e com bom custo-benefício”, completa o executivo.
A Unisys aconselha os clientes interessados em adotar um modelo de cloud a conhecer sua solução Hybrid Enterprise, que integra a nuvem aos recursos de TI já existentes e gerencia o ambiente integrado como uma entidade única. Ao fazer isso, eles podem preservar e capitalizar os investimentos em TI existentes e evitar a síndrome “da nuvem isolada”, na qual as novas soluções baseadas na nuvem estão desconectadas dos recursos de TI já existentes, resultando na duplicação de processos e maiores custos operacionais.