Sistema de E-mail Corporativo

Sistema de E-mail Corporativo. Apesar do aumento de mercado de software social e de colaboração, o uso de e-mail comercial continua teimosamente a crescer. A questão é por quê.

A ascensão do mercado de software social e de ferramentas de colaboração online fáceis de usar deveria ser a ruína de e-mail corporativo. No entanto, enquanto nós continuamos a ouvir histórias sobre a morte do e-mail, ele dá sucessivos sinais de vitalidade. As últimas projeções, na verdade, são de crescimento.

Segundo estudo recém publicado pelo Radicati Group, as contas de e-mail corporativo representam hoje 25%  das caixas de correio em uso em todo o mundo, gerando 89 bilhões de emails por dia. Em 2016 serão 143,8 bilhões de e-mails por dia, segundo as projeções da empresa. Uma taxa de crescimento médio anual de 13%.

No mesmo período, no entanto, o uso do e-mail pelos consumidores, em geral, deverá diminuir cerca de 3% ao ano, esse sim substituído pela troca de mensagens instantâneas e o udo das redes sociais.

Na opinião de Whitney Bouck, gerente geral da Box Enterprise, o uso do e-mail corporativo é um hábito difícil de quebrar depois de 25 a 30 anos. Empresas que quiserem adotar novas formas de comunicação terão que promover a mudança de cima para baixo.

“Quando se trata da adoção de novos canais de comunicação, como redes sociais corporativas ou ferramentas de colaboração, a melhor coisa para que as empresas  é encontrar um padrinho, idealmente a nível executivo, que promova a mudança e torne visível as vantagens do uso da nova solução. Isto irá inspirar os funcionários a adotarem o novo canal de comunicação “, explica Bouck. Ela acrescenta que lideranças individuais e usuários populares também podem ajudar, assim como a educação, a conduzir a adoção de uma forma significativa.

Semana passada, durante a Microsoft SharePoint Conference, era fácil perceber a dependência que o ecossistema da Microsoft tem do popular gerenciador de e-mail corporativo, o Outlook. A estratégia da empresa de abraçar a nuvem, o social e a mobilidade levou a Microsoft a colocar a Yammer, redes social corporativa baseada na nuvem, comprada em junho por 1.200 milhões dólares, no centro do palco. A Microsoft está trabalhando para aprofundar a integração Yammer com SharePoint. No entanto, o que a maioria das pessoas queria saber era como continuar a viver e trabalhar no Outlook. Razão pela qual a Microsoft está tentando aumentar também a integração do Outlook com a nova versão do SharePoint.

Jared Spataro, diretor sênior de gerenciamento de produto do SharePoint, diz que essa não é uma questão de tudo ou nada. Como novas formas de comunicação foram assentadas sobre a canais de comunicação existentes na empresa, isso não elimina o que existia antes.

“Nós não jogamos no lixo as antigas ferramentas de comunicação”, explicou Spataro. “Mas acreditamos que existe uma oportunidade para reduzir o uso do e-mail de uma forma muito significativa. Ao longo do tempo a inovação incremental pode levar as pessoas a hábitos diferentes. Não estamos declarando aqui a morte do e-mail, só porque temos novidades. O que as pessoas realmente querem é a conexão entre essas ferramentas, e se você puder dar a elas essas conexões, proporcionando grandes experiências, as pessoas vão tomar decisões inteligentes sobre a melhor maneira de usar essas ferramentas.”

De fato. Uma coisa que aprendemos com a evolução dos sistemas sociais corporativos e as ferramentas de colaboração é que a mera construção de grandes ferramentas não é suficiente. Eles precisam ser integradas à experiência de trabalho para trazer mudanças reais. E, por enquanto, pelo menos, o e-mail continua a ser uma parte significativa desta equação.