Sistema identifica golpes por celular
A japonesa Fujitsu desenvolveu um sistema que pode determinar quando alguém está sendo alvo de um golpe no telefone.
A empresa disse que, juntamente com Universidade de Nagoya, combinou duas tecnologias para detectar quando alguém está sendo enganado. Uma delas é o software de análise de áudio que acompanha o volume e tom da voz de uma potencial vítima durante uma conversa em um celular – as mudanças podem indicar que a pessoa está sob stress.
A segunda tecnologia usa reconhecimento de voz para digitalizar as palavras ditas pela pessoa do outro lado da conversa. Ela conta quantas vezes palavras que são muito utilizadas durante golpes no telefone, como “resgate” e “pagamento”, baseado em uma lista fornecida pela Academia Nacional de Polícia do Japão.
Os resultados dos dois sistemas são combinados para identificar conversas potencialmente problemáticas. A Fujitsu disse que vai agora realizar testes com a Academia e um grande banco em Nagoya usando golpes de telefone gravados, e vai criar um sistema que avisa vítimas e seus familiares quando detecta um problema.
A Polícia Nacional do Japão disse que no ano passado cerca de 110 milhões de dólares foram roubados por meio de tais fraudes.