Sistema móvel atrapalha Microsoft

Sistema móvel atrapalha Microsoft. A Microsoft perderá espaço para os sistemas operacionais móveis com aplicações na nuvem, segundo analistas do Gartner.

“Em 2016, um em cada oito habitantes terá um tablet e isso reflete na dinâmica de uso das aplicações. Haverá uma estrutura mais leve e baseada na nuvem”, diz Peter Sondergaard, vice-presidente sênior de pesquisas do Gartner durante o evento ITxpo 2011.

Segundo David Cearley, vice-presidente de pesquisas de operações de TI do Gartner, “a influência da Microsoft diminuirá nos próximos anos por causa da criação de plataformas que permitem criar aplicativos que rodem em mais de um sistema operacional”.

Um estudo do Gartner reforça a tendência de uso de sistemas móveis. De 2013 a 2014, haverá uma transição do uso dos sistemas operacionais instalados em desktops para sistemas operacionais móveis. Após 2014, mais da metade dos sistemas operacionais em uso serão móveis.

“Estamos passando por uma fase mais heterogênea. O uso de sistemas operacionais móveis cresceu no último ano, explodiu em 2011 e crescerá ainda mais nos próximos anos”, diz Cearley.

Sondergaard diz que a Microsoft poderá aproveitar esta próxima geração se investir em desenvolvimento de aplicações para smartphone e tablets. “Esta mudança de comportamento acontece porque as pessoas procuram pelos benefícios dos sistemas móveis. Não há como impedir esta nova geração”.