Sistema resolve congestionamentos de rede
Sistema resolve congestionamentos de rede. Resultados obtidos pelo Remy, desenvolvido por pesquisadores do MIT, impressionaram equipes de especialistas.
Usando um computador de oitenta núcleos do MIT, uma equipe de cientistas desenvolveu uma ferramenta capaz de tornar as redes significativamente mais rápidas: apenas produzindo melhores algoritmos. O sistema, chamado Remy, gera os seus próprios algoritmos para implementação do protocolo TCP (Transmission Control Protocol), matriz usada para evitar o congestionamento na maioria das redes.
Os algoritmos produzidos são diferentes de qualquer um desenvolvido por humanos, e até agora eles parecem funcionar muito melhor, de acordo com os investigadores. Em uma simulação, duplicaram o débito da rede.
O Remy não foi desenhado para rodar em PCs e servidores individuais. Mas um dia ele poderá ser usado para desenvolver algoritmos melhores destinados a esses sistemas, prevê Hari Balakrishnan, professor em engenharia elétrica e ciência da computação do MIT.
Por enquanto, o sistema está produzindo milhões de possíveis algoritmos e testando-os em redes simuladas para descobrir o melhor possível face a determinado objetivo. As redes IP (Internet Protocol) não ditam a velocidade com a qual cada computador conectado envia pacotes, ou mantém a transmissão depois de uma rede se tornar congestionada.
Em vez disso, cada sistema toma as suas próprias decisões usando uma implantação da matriz TCP. Cada versão do TCP usa o seu próprio algoritmo para determinar a melhor forma de agir em diferentes condições.
Para os computadores a tarefa não é nada fácil. Há muitas variáveis envolvidas e as condições da rede mudam constantemente. Chegar ao algoritmo mais eficiente requer mais do que a força bruta, diz o pesquisador. Descobrir como partilhar uma rede requer escolhas estratégicas, semelhantes às dos ciclistas em corridas de longo curso: como assumir a liderança ou cooperar com outro ciclista, explica o colega de Balakrishnan, o estudante Keith Winstein.
“Há muitos computadores diferentes, e todos querem deixar seus usuários navegarem na Internet. Ainda assim eles têm de cooperar para partilhar a rede”, afirma Winstein.
Até agora, os algoritmos têm sido desenvolvidos por humanos, disse ele. No entanto, o Remy pode fazer coisas que os programadores humanos não têm sido capazes de fazer, considera Balakrishnan.
Por um lado, os atuais algoritmos TCP usam apenas um punhado de regras sobre a forma como um computador deve responder a problemas de desempenho de rede. Podem incluir aspectos como a diminuição da taxa de transmissão quando a percentagem de pacotes perdidos passa do limite.
O Remy pode criar algoritmos a partir de mais de 150 regras, de acordo com os pesquisadores. Para criar um novo algoritmo usando o sistema, Balakrishnan e Winstein introduzem um conjunto de requisitos e depois deixam o sistema criar candidatos de algoritmos – testados depois face ao software capaz de simular uma ampla gama de condições de rede.
O sistema utiliza elementos de aprendizagem de máquina para determinar qual o algoritmo que potencialmente fará o melhor trabalho. Conforme testa os algoritmos, o Remy concentra-se em situações nas quais uma pequena alteração nas condições da rede pode levar a uma grande mudança no desempenho, em vez de situações nas quais a rede é mais previsível.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!