Virtualização pontos importantes

Virtualização pontos importantes. Questões como custos, gerenciamento, estratégia, arquitetura e software podem tornar-se problemas se não forem planejados com antecedência.

Quando o assunto é virtualização de servidores, o retornos sobre o investimento é sempre um incentivo. Com a estratégia correta e um planejamento de longo prazo, as empresas são capazes de colher os benefícios da virtualização e, além disso, tornar seus servidores mais eficientes. Para chegar a isso, vale lembrar seis melhores práticas, segundo o Gartner, que devem ser seguidas pelas companhias ao virtualizar.

1. Se vai começar agora, comece pequeno e pense grande: Enquanto alguns consultores podem recomendar virtualizações de larga escala, o Gartner alerta que, do ponto de vista de custos, gerenciamento e cultural, começar pequeno tende a ser a melhor opção. Existem duas fases muito diferentes nos projetos de virtualização. A primeira foca na consolidação de servidores, redução de custos e aumento do uso do hardware disponível. A segunda é mais importante estrategicamente, mais complexa de implementar e traz muito mais valor ao usuário. Nessa fase, o foco muda para a entrega de novos serviços e aumento da qualidade e da velocidade dos mesmos.

2. Exija retorno rápido: Como o mercado evolui rapidamente, as organizações precisam criar business cases com retorno rápido. A recomendação do Gartner é que o retorno venha em, no máximo, seis meses.

3. Virtualize as aplicações certas: Nem toda aplicação é boa para ser virtualizada. Normalmente, aplicativos com muita demanda de entradas e saídas tornam-se ineficientes em máquinas virtuais. Foque em aplicações mais velhas, menores e empacotadas.

4. Defina a sua estratégia de armazenamento: Decidir como e onde armazenar imagens e aplicações é fator crítico na determinação de quanta agilidade as empresas ganharão com a virtualização. Isto deve ser levado em conta.

5. Entenda as questões relacionadas a software: A virtualização cresceu rápido, mas muitos fornecedores ainda estão reagindo a essa tendência. Fique atento às politicas dos ISVs.

6. Combine as máquinas virtuais de forma eficiente: É muito mais importante encontrar uma forma de dinamicamente realocar a capacidade dos servidores do que ter um mapa de consolidação perfeito e estático. Ser capaz de lidar com o balanceamento de cargas dinamicamente é a chave para o sucesso desse tipo de projeto, especialmente em suas primeiras fases.