Microsoft diz que Asus, Dell, Lenovo e Samsung terão tablets WinRT

Empresa reage a criticas sobre seu fraco suporte OEM e reclamações sobre os rumos que o novo hardware tem tomado
A Microsoft disse hoje que o Windows RT, versão do Windows 8 para processadores baseados em ARM, foi concluído e trará força total aos tablets e PCs da Asus, Dell, Lenovo e Samsung.


A companhia de Redmond havia anunciado que seu tablet, o Surface, baseado em Windows RT, iria ser entregue em 26 de outubro – dia em que o Windows 8 começaria a ser vendido nas lojas.

Alguns dos OEMs (fabricantes de equipamentos originais) listados pela Microsoft como parceiros do Windows RT já haviam revelado publicamente projetos ou disseram que iriam entregar hardware baseado no novo sistema operacional. Outros não nomeados pela gigante, incluindo a Toshiba e a Acer, também anunciaram planos anteriormente.

Em um post no blog “Building Windows 8”, publicado na segunda-feira (13/8), Mike Angiulo, vice-presidente da equipe de planejamento e ecossistema da Microsoft, não quis entrar em detalhes sobre cada produtos planejado pelas OEMs – ele deixou isso para os vendedores liberarem essas informações mais perto do lançamento do Windows 8 e RT – mas ele deixou escapar algumas especificações do hardware.

Alguns dos tablets e notebooks serão equipados com “teclado completo e soluções touchpad”, acopláveis ou tradicionais. De acordo com Angiulo, alguns dos novos dispositivos Windows RT serão 11% mais finos que o iPad e pesarão 20% menos que o da empresa de Cupertino.

Outros serão consideravelmente maiores. O maior deles, por exemplo, pesa 84% a mais que o iPad (1,2kg) e é 66% mais grosso (1,5cm de espessura).

As telas medirão entre 10,1 a 11,6 polegadas, disse Angiulo – mas isso não significa necessariamente pixels, já que o VP não informou sobre a resolução desses displays.