Certificação de software tem consulta prorrogada
Certificação de software tem consulta prorroga. O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação vai prorrogar, até 12/12, a consulta pública sobre o modelo de certificação dos software com algum grau de desenvolvimento nacional.
O governo já realizou duas audiências públicas sobre o tema, mas aguarda mais sugestões ao processo. Esse é um dos pontos mais críticos do plano TI Maior, lançado em agosto pelo governo Dilma para incentivar o mercado de TICs.
Antes disso, no fim de novembro deve ser lançado o edital para a seleção das aceleradoras de negócios iniciantes em tecnologia da informação. A ideia é escolher entre quatro ou seis empresas que atuarão no formato de capital de risco, promovendo startups no setor.
“Até o primeiro trimestre do próximo ano lançaremos os editais para as startups propriamente, que serão aceleradas por essas empresas e contarão também com recursos públicos, da ordem de R$ 200 mil cada uma”, explica o coordenador geral de software e serviços do Ministério de Ciência e Tecnologia, Rafael Moreira.
Ainda em novembro, diz Moreira, juntamente com o edital das aceleradoras, a Agência Brasileira de Promoção a Exportações e Investimentos (Apex) deve anunciar a abertura de um escritório na Califórnia, com uma missão dupla: divulgar e atrair investimentos para as startups brasileiras, bem como incentivar a aquisição de empresas no Vale do Silício por brasileiros.