PaaS modelo em crescimento
PaaS modelo em crescimento. A empresa de mercado espera também uma “gregação rápida” de componentes PaaS em suítes.
Gastos com PaaS subirão de US $ 1,5 bilhões em 2013 para US $ 2,9 bilhões por volta de 2016, afirma o Gartner. Entram nessa conta produtos mais amplos como o Forcecom, da Salesforce, bem como componentes de infraestrutura de aplicação discreta, tais como bancos de dados e outros tipos funcionais de middleware oferecidos como serviço na nuvem.
Como as ofertas de IaaS (infraestrutura como serviço) e de SaaS (software como serviço) estão embaladas e formando mercados mais maduros, PaaS será a arena onde a batalha entre fornecedores e produtos ficará mais intensa”, diz Fabrizio Biscotti, diretor de pesquisa do Gartner.
Até agora, a maior adoção de PaaS está ocorrendo em “economias maduras”, com os EUA, que sozinhos respondem por 42% do mercado total, segundo o Gartner.
Na opinião dos realizadores do estudo, apesar de as receitas com PaaS permanecerem “relativamente modestas” em comparação com outras categorias, esses números não refletem a verdadeira importância estratégica de PaaS para fornecedores de software, uma vez que uma plataforma viável de desenvolvimento em nuvem pode ajudar a criar um grande ecossistema de parceiros e desenvolvedores .
Como as vendas PaaS crescendo, o mercado e a própria tecnologia provavelmente evoluirão e mudarão, segundo o Gartner.
“Um fator que pode retardar a adoção de PaaS é a extrema fragmentação do mercado, com dezenas de fornecedores que fornecem funcionalidades individuais (MFT, SGBDs, mensagens, servidores de aplicação, integração de dados, integração B2B, a tecnologia de BPM e assim por diante)”, lembra o relatório. “Essa fragmentação será impossível de lidar quando os usuários e prestadores de serviços começarem a implementar aplicações críticas de negócios que exijam a utilização simultânea e múltiplas capacidades de PaaS (por exemplo, experiência do usuário, servidores de aplicação, SGBDs, segurança e mensagens) em larga escala. “
De fato, já existem mais de 150 empresas oferecendo produtos parciais no modelo PaaS, o que é notável dado o tamanho relativamente pequeno do mercado, segundo o Gartner.
Espera-se, portanto, que “a agregação rápida” de componentes PaaS em suítes surja, impulsionando o mercado, afirma o relatório.
Parte desta consolidação prevista pelo Gartner já ocorreu, evidenciada pela aquisição da Heroku pela Salesforce.com, que prevê uma PaaS para aplicações escritas em Ruby, Java e outras linguagens.
A Oracle fez um movimento na mesma direção, na semana passada, adquirindo uma participação minoritária na Engine Yard, fornecedora de PaaS.