Python Qualidade e Produtividade
Objetivo deste post é apresentar Python como uma alternativa a outras linguagens de programação. Segundo a Linux Magazine, Python é a linguagem de programação que mais cresce em popularidade e número de programas escritos. Esse crescimento se deve ao esclarecimento da seguinte pergunta encontrada em várias bibliografias sobre essa linguagem:
“Porque as pessoas usam Python?”
Mark Lutz estuda, ensina e trabalha com Python a mais de 12 anos e é autor de “Learning Python”, uma das mais recomendas bibliografias sobre o tema e que já vai na sua terceira edição. Em sua obra, Lutz afirma que tudo indica que existem mais de 1 milhão de usuários de Python no mundo. Nos últimos 12 anos ele já ensinou Python a aproximadamente 300 grupos e 4000 alunos, e a partir de tanta experiência tenta explicar, também, a pergunta acima.
Qualidade de Software
O código do Python é projetado para ser legível, reutilizável e de fácil manutenção, o que quer dizer que o foco da linguagem é a legibilidade, coerência e qualidade de software em geral. Isso a diferencia das demais linguagens de scripting do mundo, mostrando que ela é muito mais que uma tradicional linguagem de scripting. A uniformidade de Python a torna fácil de entender mesmo que você não programe com ela. Além disso, Python tem suporte aos mais avançados mecanismos de reuso de software, com Programação Orientada a Objetos (POO).
Produtividade no Desenvolvimento
Python apresenta maior produtividade quanto a escrita de programas em linguagens compiladas estaticamente como C/C++ e Java. O código Python é equivalente a aproximadamente 1/3 (um-terço) ou 1/5 (um-quinto) do tamanho do código escrito em C/C++ ou em Java para uma mesma aplicação. Isso significa menos tempo perdido com tipos, com debuger e com manutenção. Os programas Python são executados em tempo real, sem necessidade de compilação ou de ligação com outras ferramentas, fazendo com que o programador impulsione mais velocidade.
Portabilidade de Programas
Portabilidade é uma característica de programas que podem ser executados sobre mais de uma plataforma de computadores, isto é, programas que podem ser executados sobre diferentes sistemas operacionais, como Linux e Windows, sem a necessidade de ser compilado para um ou outro sistema operacional. Além disso Python oferece vários codificações portáveis de interface gráfica com usuário, acesso a banco de dados, sistemas baseados na web, sistemas para dispositivos móveis, entre outras. Mesmo interfaces de Sistema Operacional pode ser portável em Python, além de navegadores de diretórios que podem ser eventualmente.
Bibliotecas de Apoio
Python trás uma pré coleção de funções, módulos e classe, e várias funcionalidades portáveis conhecidas como biblioteca padrão. Mas pode também acrescentar programas de terceiros.
O Python 3 virá com ferramentas de desenvolvimento de websites, programação numérica, acesso a porta serial, desenvolvimento de jogos, e muito mais. A estensão NumPy, por exemplo, tem sido descrita como uma forma livre e mais poderosa, equivalente ao sistema MatLab de programação numérica.
Integração de Componentes
Os scripts de Python podem facilmente se comunicar com outras partes de um aplicação usando uma variedade de mecanismos de integração. Hoje Python pode invocar bibliotecas C e C++, chamar programas C e C++, se integrar com componentes Java, pode se comunicar com frameworks como COM e .NET, podem interagir através de redes com interfaces como SOAP, XML-RPC, e CORBA (Webservices).
Aproveitamento
As facilidades e auto-ferramentas, fazem do Python mais prazerosa do que trabalhosa e extressante. Embora este seja um benefício intangível, o seu efeito sobre a produtividade é um trunfo importante.
Lutz frisa mais Qualidade de Software e Produtividade, que são qualidades que indicam que Python será ainda mais poderosa no futuro, isso se explica, por que existem cada vez mais programadores utilizando esta linguagem, muito mais empresas utilizando, com isso terá mais investimento em melhorias.
FONTE : Learning Python 3rd Edition Mark Lutz
ERP Desenvolvido em Python:
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!