Software ajuda deficientes visuais
Software ajuda deficientes visuais. O Portal da Revista PEGN publicou uma matéria muito interessante sobre um estudante americano que desenvolveu um software de escrita em braile para telas touchscreen.
Confira a íntegra da reportagem:
Nos Estados Unidos, a Universidade Stanford desenvolve anualmente um programa de computação avançado com os melhores estudante do país. O objetivo é encontrar soluções para diferentes desafios tecnológicos.
Neste ano, a tarefa era a criação de um software que permitisse a utilização do tablet touchscreen por deficientes visuais, a um custo mais acessível e com design mais inteligente do que os encontrados no mercado.O objetivo foi atingido pelo aluno Adam Duran, que desenvolveu um tablet padrão por um décimo do valor dos já comercializados.
Com o novo software, em vez de botões na tela, como se encontra nos outros dispositivos para cegos, o usuário utiliza oito dedos para a organização do teclado. Para interagir com as opções do menu, basta arrastar os dedos pela tela.
O aplicativo assimila um caractere a cada dedo automaticamente, sem que seja necessário “sentir” a superfície.
O software é projetado para ser aplicado a qualquer touchscreen, dando ao deficiente visual um eficiente dispositivo de escrita eficaz e portátil.