Software – Microsoft Office nova versão

Software – Microsoft Office nova versão. Pacote estará disponível em versões com licença tradicional ou através de um sistema de assinatura anual, na nuvem. Versões para uso corporativo serão lançadas nos próximos meses.

A Microsoft anuncia nesta terça-feira o lançamento de uma nova versão de seu pacote de aplicativos de escritório, o Microsoft Office, para uso pessoal Além dos tradicionais novos recursos os programas tiveram a interface redesenhada, para que seja mais “limpa” e fácil de usar em sistemas com telas sensíveis ao toque, e ganharam melhor integração com serviços online.

O software estará disponível em duas modalidades: a primeira são as tradicionais versões “em caixinha” que podem ser instaladas em apenas um PC com Windows. Destas o Microsoft Office Home & Student 2013 é a mais simples, e a mais em conta: custa R$ 239 e inclui Word, Excel, PowerPoint e OneNote. O Microsoft Office Home & Business 2013 inclui também, além dos programas já citados, o Outlook 2013 e sai por R$ 589. Já o Microsoft Office Professional 2013 adiciona ao pacote o Publisher e o Access, por R$ 1.079. Estas são licenças permanentes, ou seja, depois de pagar, o usuário pode fazer uso do software por quanto tempo quiser. Mas em apenas um PC.

O foco da Microsoft para o usuário doméstico, no entanto, é o Microsoft Office 365 Home Premium, licenciado na nuvem mediante uma assinatura anual de R$ 179 (ou R$ 14,91 mensais), com a possibilidade de instalar o software em até 5 computadores. Além do Word, Excel, PowerPoint e OneNote, a versão Home Premium inclui ainda o Outlook, o Publisher, Access, 60 minutos mensais para chamadas via Skype para qualquer lugar do mundo (tanto telefones fixos quanto celulares) e 27 GB de armazenamento online no SkyDrive. A partir de Abril o preço do produto sobre para R$ 199.

O recurso Office Sob Demanda permite ainda que o usuário do Office 365 Home Premium use os programas em qualquer equipamento conectado à Internet, mesmo que este não seja um dispositivo usual do consumidor ou que tenha uma licença instalada.

A diferença de preço entre o produto na nuvem e o produto na caixa, que pode confundir o consumidor, representa uma mudança na estratégia da Microsoft. A versão 365 Home Premium é uma assinatura anual (ou mensal) que tem que ser periodicamente renovada, como a assinatura de uma revista. Em compensação, a Microsoft promete o acesso contínuo a novas versões do programa enquanto a assinatura for válida.

A partir de agora, novos recursos e serviços na nuvem estarão disponíveis aos assinantes de forma automática, sem necessidade de instalações posteriores. “Estamos diante de uma realidade em que os anseios e as necessidades pessoais mudam rapidamente. E o nosso objetivo é que o Office 365 Home Premium mude junto com elas”, acrescenta Gabriela Zaninetti, gerente de produto Office da Microsoft no Brasil.

Há também uma versão especial para estudantes universitários, professores e corpo docente de universidades: a Microsoft Office 365 University. Ela inclui os mesmos recursos da Home Premium, mas pode ser instalada em apenas 2 computadores. Em compensação, a licença é válida por quatro anos. O preço é o mesmo, R$ 179, mas para adquiri-la é necessário comprovar que você é realmente um estudante universitário, o que é feito online.

Diante de tantas versões e da variedade de novos recursos, a Microsoft lança hoje, com o objetivo de auxiliar os usuários, o site Momento 365 (www.momento365.com.br), que oferece dicas, truques, ideias e inspiração para que pessoas de todo o mundo possam tirar o máximo proveito das funcionalidades do novo Office 365.

Versão corporativa

A Microsoft não inibirá o uso do Office Home Premium para uso corporativo. Mas lembra que as licenças para empresas incluem outros benefícios, como treinamento presencial, suporte 24 x 7, acesso a recursos como o Link, e licenciamento através de parceiros da empresa, como o UOL, GlobalWeb, etc.

O lançamento do Office 365 para empresas, principal mercado da companhia hoje, está previsto para 27 de fevereiro, segundo a Reuters.

A Microsoft estima que 1 bilhão de pessoas no mundo usam alguma parte do Office e a unidade responsável pelo pacote é a mais lucrativa da companhia, gerando mais da metade do lucro da empresa.