Software mostra fotos retocadas
Software mostra fotos retocadas. Uma tarja para avisaraos consumidores sobre retoques ou manipulação digital feitos com Photoshop ou outros softwares de edição em anúncios de revista ou outdoor. A proposta é de parlamentares da França, Grã-Bretanha e Noruega.
As polidas digitais que esculpem corpos e maquiam imperfeições de atores e modelos estão sob a mira de políticos, ativistas e profissionais da saúde porque propaganda de beleza se tornou questão de saúde pública. Nos Estados Unidos, segundo a ONG Change.org, 80% das mulheres se sentem mal após verem um anúncio com modelos lindas, mas, em geral, retocadas digitalmente.
O especialista forense Hany Farid, professor de computação do Dartmouth College, nos Estados Unidos, criou um software, disponível tanto como plug-in do Photoshop quanto em modelo stand alone, que analisa as imagens, classificando-as numa escala de 1 a 5, após medir seu grau de manipulação digital. “Não quero demonizar o Photoshop, mas o consumidor tem o direito de saber a verdade sobre os retoques”, afirma Farid.