Software piratas tem grande apreensão
Software piratas tem grande apreensão. O primeiro semestre deste ano, as ações de combate à pirataria digital resultaram na apreensão de 316,4 mil cópias de softwares falsificados no Brasil, segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 12/07, pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) e pela Business Software Alliance (BSA).
No período, foram registradas 208 operações de combate em todo o país. As principais ações foram realizadas em grandes centros comerciais de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Foz do Iguaçu, no Paraná. São Paulo liderou as iniciativas, com a apreensão de 112,6 mil mídias piratas. Em relação à venda de software falsificado pela internet, o país fechou o semestre com um saldo de 15 mil anúncios removidos.
Levantamento da BSA mostrou que, apesar de um recuo de 11% na participação dos programas ilegais no mercado brasileiro de software, o prejuízo com a venda desses sistemas no país foi de US$ 2,8 bilhões em 2011, um crescimento de 8% se comparado ao ano anterior. No período, as mídias piratas movimentaram US$ 2,5 bilhões no Brasil.