Software vantagens das atualizações

Software vantagens das atualizações. Diversas grandes empresas, incluindo a Microsoft e a Symantec, começaram hoje o que elas chamavam de “Semana de Atualização Internacional de Tecnologia”, na tentativa de persuadir usuários a manter seus softwares atuais.

O assunto tem sido amplamente debatido na rede. Várias semanas atrás, Jono Xia, um ex-funcionário da Mozilla, criticou os frequentes upgrades que desenvolvedores liberavam para softwares em geral e especificamente para Firefox.

Xia apelou aos desenvolvedores a levar mais em consideração as preocupações dos usuários sobre como lidar com a constante mudança de software antes de liberar novas atualizações.

A maioria das críticas de Xia foi com relação a atualizações que alteraram a interface de um programa, ou que de alguma outra forma mudaram o modo como operava.

A Skype – adquirida pela Microsoft no ano passado por 8,5 bilhões de dólares -, a Symantec e a fabricante de dispositivos GPS TomTom, mostraram pensar de outra forma no evento, afirmando que uma pesquisa conduzida pelo Skype mostrou que três quartos dos entrevistados identificaram “segurança” a razão pela qual eles realizam a atualização de seus programas.

Mas as três empresas, juntamente com outros que as apoiaram – tais como Adobe – também citaram as mesmas coisas que Xia havia condenado sobre atualizações. “Apenas por atualizações regulares, os consumidores estarão aptos a desfrutar dos benefícios das melhorias em qualidade de voz e vídeo-chamadas, longa duração de bateria móvel e correções de bugs”, disse o Skype em um comunicado divulgado na segunda-feira.

Usuários têm resistência a atualizações e upgrades, reconheceram as empresas. Ao menos foi o que apontou um levantamento da Skype publicado na segunda-feira (23/7).

Resultados da pesquisa mostraram que 25% dos entrevistados se recusam a fazer atualizações por não ver vantagem alguma em fazê-lo, enquanto 26% admitiram não entender o porquê de realizar tais atualizações.

Quatro em cada dez adultos admitiram que não atualizam seus softwares quando é solicitado pela primeira vez, e de 75% que disseram ter recebido tais avisos, metade reconheceu que precisava ver uma notificação de atualização entre três e cinco vezes antes de baixar e instalar o novo código.

Tanto a Adobe quanto a Symantec argumentaram que as atualizações são mais fáceis de lidar agora, que no passado. Além disso, a Adobe têm sido mais agressiva com relação às atualizações, principalmente porque seus softwares Adobe Reader e Adobe Flash Player tornaram-se alvos fáceis para crackers.