Aumento salarial para profissionais de TI
Em comparação ao Guia Salarial 2010-2011, os profissionais de TI receberam uma valorização salarial média em torno de 20% no último ano por conta da alta demanda de setores como indústria, serviços e mercado financeiro. Os profissionais mais valorizados são os que possuem perfis mais seniores e além dos conhecimentos técnicos, já incorporaram o fato de a TI definitivamente fazer parte dos negócios.
O Analista de Negócios é o profissional que simboliza da melhor forma a consolidação da TI estratégica, por ser o responsável em traduzir as necessidades das linhas de negócios em projetos de TI e convencer diretores, por exemplo, com argumentos técnicos de que o projeto é exeqüível e necessário. “O profissional que consegue mesclar excelência técnica com habilidades de negociação e comunicação, por exemplo, são muito demandados e estão entre os mais valorizados em termos salariais no último ano por serem os mais capazes de integrar TI e as linhas de negócios de uma empresa.”, revela Maria Paula Menezes, gerente da divisão de TI. O teto salarial de um analista de negócios no nível de entrada aumentou de R$ 5 mil para R$ 6,5 mil.
Outro cargo bastante valorizado foi o de especialista de ERP, e que aparece pela primeira vez no Guia Salarial 2011-2012. O profissional demandado é aquele com profundo conhecimento técnico em sistemas como SAP e é cada vez mais procurado pelas empresas por conta da automação dos processos e integração das diferentes divisões de uma empresa, como em áreas financeira e fiscal. “Neste caso, a valorização acontece também pela escassez de profissionais qualificados, já que boa parte deles opta pelo trabalho terceirizado”, conta Maria Paula.
De acordo com a especialista da Robert Half, os perfis mais valorizados em TI, além dos aspectos técnicos, sãos os profissionais que possuem habilidade em comunicação, jogo de cintura, boa capacidade de relacionamento, visão de negócios e atitude voltada à inovação. A grande entrada de empresas multinacionais no mercado brasileiro exige que os talentos tenham proficiência em inglês.
Apesar da valorização salarial não ter sido tão acentuada, profissionais como os Gerentes de TI, que integram infraestrutura, sistemas e decidem futuros projetos e investimentos e Coordenadores de Segurança, com grande responsabilidade nas empresas, também estiveram entre os mais demandados no último ano.