Contratando produtos e serviços de TI

Contratando produtos e serviços de TI. Antes de investir, identifique as reais demandas do negócio e pesquise informações sobre os fornecedores.

Os atuais desafios do CIO exigem desse profissional mais agilidade de resposta a problemas e visão estratégica. Apesar dessa realidade, no dia a dia, os gestores de TI deparam-se com dilemas operacionais que afetam diretamente a performance de sua área.

Por mais incrível que pareça, muitos enfrentam problemas provocados pela falta de atenção com uma questão básica: a contratação de produtos e soluções de TI. Isso porque, esquecem de olhar os detalhes envolvidos em cada uma das etapas de aquisição e de implementação das tecnologias.

Como forma de facilitar esse caminho, seguem oito dicas principais para a contratação de fornecedores:

1. Identifique as demandas do negócio: antes de pensar em possíveis produtos e fornecedores, os líderes de TI precisam avaliar objetivamente as lacunas que precisam ser preenchidas na empresa. Priorize-as de acordo com as necessidades primordiais do negócio, as quais deverão ser dividias em: funcionalidade para melhoria de desempenho, atendimento a normas regulatórias ou deficiência técnica.

2.  Pesquise fornecedores: o ideal é que, depois de identificar quais são as prioridades do negócio, o gestor de TI busque informações sobre os possíveis fornecedores da solução. Consulte empresas que já utilizem as soluções e busque referências sobre a condição financeira das companhias. Assim, é possível listar as três principais empresas que comercializam esses produtos.

3. Contate as áreas de negócio: os executivos responsáveis pelos departamentos que serão afetados pela implementação de novas soluções devem participar do processo de escolha do fornecedor.

4. Defina critérios de avaliação: o gestor de TI deve elencar quesitos para avaliação dos fornecedores juntamente com os executivos de negócio. Além disso, precisa exigir demonstrações do produto e apresentação de propostas. Se a solução em questão for extremamente estratégica para a companhia é aconselhável que uma consultoria especializada também participe da decisão.

5. Liste prós e contras de cada solução: nessa fase é importante levar em consideração os custos de implementação do produto e as condições que o fornecedor oferece em relação ao suporte da solução. Vale lembrar que, em alguns casos, o preço inicial ofertado por uma companhia pode ser interessante, mas, no longo prazo, pode aumentar significativamente, por isso também precisa ser analisado.

6. Defina o escopo da solução: adote modelo de pagamento de acordo com a prestação de serviço do fornecedor e exija uma cláusula com essa determinação em contrato.

7. Faça testes: peça para que o fornecedor o deixe testar o produto por uma semana e utilize esse período para procurar falhas e lacunas não preenchidas pela solução.

8. Tenha calma: e analise muito bem todas as opções para não ser influenciado por vendedores bem preparados e persuasivos.