Google lança Earth para tablet e Street View para escritórios
O Google apresentou nesta semana dois novos produtos da empresa, que utilizam a tecnologia de mapeamento para promover a interação social e o comércio. Em um deles, Google Business Photos, empresas podem trazer a experiência do Street View para dentro da companhia. O outro leva o Earth para sistemas operacionais voltados a tablets.
No primeiro caso, é possível obter imagens em um âmbito de 360 graus de dentro da companhia. A imagem fica disponível no Google Place Pages, que possui informações estruturadas sobre as empresas e pontos de interesse que aparecem na pesquisa de rede ou mapas. O Google lançou o Place Pages no final do ano e já tem mais de 50 milhões.
Mayer observou que as páginas também mostram opiniões, afirmando que o Google reuniu cerca de cinco milhões de resenhas do Place Page, e adiciona cerca de um milhão por mês.
O serviço ficará disponível na semana que vem nos Estados Unidos, Austrália, Japão e Nova Zelândia. A empresa planeja explicar o processo por meio de uma postagem na próxima semana.
Google Earth
A segunda apresentação de produto foi o Google Earth para tablets Android, que foi lançado para smartphones Android há cerca de um ano. A versão para tablets conta com o SO versão 3.0 do Google, conhecido como Honeycomb.
O produto, disponível no Android Market, foi demonstrado no Motorola Xoom e tirou proveito da tela grande e capacidade tátil do aparelho. Inclui uma nova barra de ação no topo que dá acesso às funções como pesquisa e construção de uma camada 3D, um recurso da versão desktop do Google Earth que está disponível em um dispositivo móvel pela primeira vez.
O Google obtém a maioria de suas imagens em 3D de usuários. Esse sistema de trabalho em equipe parece dar certo, particularmente quando a geografia tem um papel importante em um evento histórico: apenas alguns dias depois do anúncio da morte de Osama Bin Laden, um usuário do Google Earth fez o upload de um modelo 3D do esconderijo do terrorista em Abbottabad, Paquistão.
O Google Earth para tablets Android também é feito com a contribuição de usuários, por meio do Panoramio, serviço social de fotos do Google. E com base nos comentários de Mayer, parece que o método do Google para produção do Google Business Photos, também irá contar com a contribuição de seus usuários.