jovens e o ciberbullying

A polícia do Reino Unido está se movimentando para reprimir o bullying cometido pela Internet, principalmente a partir de redes sociais, como o Facebook. A primeira medida é o envio de advertências tanto ao responsável pelo ato quanto à sua família.

A mensagem será clara: o usuário em questão está desrespeitando a lei e poderá ser processado. Seus parentes receberão um comunicado de mesmo teor.

De acordo com PC Dave Thomas, que desenvolveu o sistema, “membros de redes sociais, independentemente da idade, não costumam pensar sobre o que falam no serviço do mesmo modo que o fazem na hora de escrever uma carta ou um e-mail”.

“A polícia, enviando notificações por Facebook, avisará o estudantes sobre o risco de serem processados. Já o alerta aos pais servirá para que eles cortem o problema pela raiz, evitando que ele se torne algo mais sério”.

Thomas complementou que, se o jovem for condenado a pagar multa devido a suas mensagens, por elas serem abusivas ou ofensivas à ordem pública, “seu futuro poderá ser seriamente comprometido”.

“Nós desejamos que eles se conscientizem do quão sério o bullying é, mas não queremos que a justiça criminal tenha que tomar uma atitude. Isso só acontecerá se necessário”, completou.

Reading será a primeira cidade a receber o sistema. Se bem sucedido, deverá ser expandido para sudeste do país ainda este ano.