Marketing de Busca – Vale a pena investir?
Marketing de Busca – seo, site, marketing, marketing na internet, SEO Um estudo realizado pela JupiterResearch entre dezembro de 2007 e janeiro de 2008 revela uma série de aspectos do comportamento dos usuários de busca. Veja as informações mais relevantes:
60% dos usuários da busca de Google, Yahoo e MSN não utilizam ou não sabem se utilizaram a busca vertical destas ferramentas (busca por imagens, notícias e afins). Dos que utilizaram a busca vertical 26% fazem a busca por imagens, 17% por notícias e apenas 10% utilizam a busca por vídeos.
Nos novos resultados híbridos, em que uma busca horizontal retorna uma mescla de resultados de páginas web, imagens, notícias e vídeos (os “universal search results”), entre os verticais, os campeões de cliques são os resultados de notícias (recebendo o dobro de cliques em relação a um canal de busca específico, com 36%), enquanto buscas têm 31% de participação e vídeos 17%. Tal comportamento demonstra a importância cada vez maior da otimização focada também em notícias, imagens e vídeos.
O estudo também levantou e comparou o comportamento do usuário de acordo com o posicionamento dos resultados, demonstrando que a importância das primeiras posições vem aumentando desde 2002. Atualmente 68% dos internautas não passam da primeira página de resultados (em 2002 eram 48%) e 92% não passam da terceira (em 2002 eram 81%). Seguindo esta linha a pesquisa identificou que 49% das pessoas que não encontram o que buscam continuam o processo alterando a palavra-chave ou utilizando outra ferramenta de busca.
Finalmente, confirmando que a busca influencia o branding, a pesquisa identificou que 39% dos internautas acreditam que empresas que aparecem entre os primeiros resultados de busca são líderes em seu segmento, 42% foram neutros e apenas 19% discordaram. Conforme as outras descobertas da pesquisa, os números também seguem um padrão de crescimento. Em 2002 eram 33% os que acreditavam que posicionamento estava ligado à liderança de mercado. Em 2006, esse grupo passou a representar 36%.
No geral a pesquisa confirma a importância cada vez maior do trabalho de search marketing e reafirma que este mercado é parte importante de um trabalho de posicionamento de marca. A pesquisa também indica que cada vez mais outros elementos dos sites, como imagens e vídeos ganham importância nos esforços de otimização.