Microsoft lança ferramenta para atrair desenvolvedores de apps para iPhone
Ferramenta mapeia API utilizada no iOS para funções equivalentes no Windows Phone 7; empresa promete outra para Android em breve.A Apple conseguiu para si uma posição de liderança na computação móvel com seu iPhone.
Mas a Microsoft já se articula para tirar vantagem disso: Na sexta-feira (29/4), a empresa lançou uma ferramenta API projetada para ajudar os desenvolvedores a migrar suas aplicações do iPhone para o sistema Windows Phone.
A ferramenta de mapeamento de APIs do iPhone/iOS para o Windows Phone 7 permite que desenvolvedores de apps para iPhone – que usam a API do iOS – encontrem classes, métodos e eventos de notificação equivalentes no Windows Phone 7, afirmou Jean-Christophe Cimitiere, evangelista técnico sênior da Microsoft, em um blog.
“Lançada hoje, a ferramenta de mapeamento de API iPhone/iOS para Windows Phone 7 ajuda os desenvolvedores a descobrir seus próprios caminhos na descoberta da plataforma Windows Phone. Pense na ferramenta de mapeamento como um dicionário de tradução”, afirmou Cimitiere.
Os desenvolvedores podem buscar uma chamada para a API do iOS e encontrar eventos de notificação, métodos e classes equivalentes no Windows Phone 7, bem como exemplos de código em C# e documentação da API para as duas plataformas. “Os exemplos de código permitem que os desenvolvedores migrem rapidamente pequenos blobs de código iOS para código equivalente em C#. Toda a documentação da API do WP7 tem como origem as fontes Silverlight, C# e XNA do MSDN”, disse o evangelista.
Atualmente, os mapeamentos de API são fornecidos para redes e Internet, interface com o usuário e categorias de gerenciamento de dados. “Neste primeiro momento, nós estamos focados em identificar o mapeamento um para um, onde existir. Nas versões seguintes nós expandiremos o escopo e, sempre que os conceitos foram suficientemente similares, nós faremos o melhor para fornecer a orientação apropriada.”
A Microsoft também oferece o white paper “Windows Phone 7 Guide for iPhone Application Developers” e videos que abordam a migração de aplicações do iPhone para o Windows Phone. A ferramenta de mapeamento de API, o white paper e materiais relacionados podem ser encontrados no site Windows Phone 7 Interoperability, que foi lançado em dezembro. A Microsoft planeja oferecer guias semelhantes para a plataforma móvel Google Android, outra concorrente do Windows Phone 7.
“Se você é um desenvolvedor .Net, aprender o desenvolvimento no Windows Phone não será realmente uma mudança. De fato, será mais uma continuidade, em que você acrescentará novos recusos ao que você já sabe”, afirmou Cimitiere. “Se você é um desenvolvedor iPhone, novo no Windows Phone (e no .Net), sim, será diferente. Mas não se preocupe. A curva de aprendizagem não é tão íngreme quanto imagina.”