Necessidade storage maior

Necessidade storage maior. Aumento da adoção de SSD, processamento em memória, sistemas hipervisors e armazenanamento em cluster são algumas das tendências.

Apesar da desaceleração da economia em alguns mercados como nos Estados Unidos e Europa, o ritmo de crescimento por sistemas de armazenamento de dados não diminuiu, ajudado pelos fenômenos de Big Data e cloud computing. Em alguns países os gestores de TI estão com orçamentos apertados e isso torna muito difícil para eles investirem em novas tecnologias. No entanto, qualquer que seja o recurso a área deve aproveitar ao máximo das novas tecnologias para aumentar a competitividade dos negócios.

Jay Kidd, diretor de tecnologia e vice-presidente da NetApp, afirma que o cenário atual é importante para os CIOs se concentrarem no que realmente é necessário para proteger os dados corporativos e ter retorno sobre o investimento.

Veja a seguir algumas das previsões traçadas por ele para o segmento de armazenamento de dados para 2013:

1- Empresas grandes e pequenas vão adotar rapidamente a tecnologia All Flash-Array
O ano de 2013 será excepcional para tecnologias de estado sólido. A tecnologia Flash deverá ser amplamente adotada para acelerar a caga de trabalho em servidores virtualizados nas transações online ( OLTP) ou em serviços de arquivo. As organizações continuarão integrando em todas as arquitetura de armazenamento a tecnologia de matriz All-Flash.

O próximo ano será um ano chave para a tecnologia Flash Array. Os principais fornecedores terão uma forte presença nessa área, anunciando os frutos de aquisições ou os resultados de iniciativas próprias.

Essa tecnologia será adotada para aumentar o desempenho do processamento e trazer diferencial competitivo com implantações de projetos sofisticados. As companhias vão concentrar na melhorias de desempenho e na gestão de dados. Outras tecnologias vão entrar em jogo como as de estado sólido.

2-Processamento em memória
Apenas algumas tecnologias estão preparados para ter efeito muito significativo sobre o ambiente “computação de memória”. Este tipo de computação estará na agenda dos CIOs para que as empresas possam adotar ações com mais velocidade e tomar decisões em tempo real.

A tecnologia SAP Hana deverá gerar muito interesse como um exemplo de uma nova classe de arquitetura combinadas para análise e processamento de transações online. Também haverá um aumento de tecnologias NoSQL com os clientes procurando alternativas de menor custo para consolidar plataformas de aplicações que tradicionalmente têm sido muito diferentes.

3- Migração para cloud
A nova realidade dos orçamentos de TI limitados irá aumentar a utilização de serviços na nuvem. Mais de 30% das organizações vão mover para a cloud pelo menos uma carga de trabalho do centro de dados bem como serviços de instalação na nuvem de uma forma mais generalizada para recuperação de desastres arquivo de backup ou dados.

Parcerias entre provedores de armazenamento e prestadores de serviços em nuvem vão aumentar em 2013 para ajudar os clientes a tirar o máximo proveito desse modelo, mantendo a posse do armazenamento. As empresas já não precisam decidir entre resiliência, segurança e disponibilidade de uma aplicação dentro de casa ou sobre a escalabilidade e o desempenho de serviços em nuvem, já que estes dois mundos se complementam

4- Haverá padrão duplo de hipervisors
Em 2013, os clientes terão mais opções para adoção de sistemas hypervisor, conhecidos como Virtual Machine Monitor (VMM), plataforma de virtualização baseada em software, que permite a execução de sistemas operacionais variados em um único ambiente. Na maioria dos casos, os clientes poderão trabalhar com mais de uma tecnologia. O Microsoft Hyper-V terá uma posição cada vez mais forte no mercado. O Hyper-V será conduzido pela penetração inicial do Windows Server 2012 em implementações de nuvem privada. No próximo ano haverá alternativas incluindo tecnologias de código aberto como CloudStack e OpenStack para a orquestração de cloud em grande  escala.

5- Armazenamento em cluster
O tempo de inatividade não planejada nunca é tolerado, mas tem se tornado inevitável. Com o armazenamento em cluster aumenta a possibilidade de empresas terem sistemas no ar 100%, eliminando tempo de inatividade não planejado. Como resultado, veremos mais equipes de TI mais contentes e passando mais tempo com a família no fim de semana em vez de ir para suas empresas para realizar migrações de dados.

6- Infraestrutura convergente substituirá modelos de um único provedor
As empresas vão adotar a a flexibilidade dos modelos convergentes de infraestrutura para permitir uma rápida inovação. O provedor exclusivo vai dar lugar para as melhores instalações com um componentes previamente validados e projetos com diretrizes claras.

7-Infraestrutura definida por software se converterá em algo tangível
Os servidores virtualizados, armazenamento em cluster e redes definida por software ganharão mais espaço para aumentar a agilidade dos centros de dados. O ano de 2013 será decisivo para esse tipo de projeto já que os clientes entenderam os benefícios da computação e das redes de armazenamento definidas por software antes da instalação à medida que os modelos operacionais amadurecem

8- Mais alternativas para caixas de e-mail em serviços públicos
Alternativas surgirão para proporcionar o acesso “on site” a dados corporativos, reduzindo a adoção de novos negócios de -email.  Essas soluções oferecem conexão local com segurança corporativa e controle de dados exigidos pelas empresas, respeitando as necessidades dos usuários finais em termos de acesso móvel e colaboração.

9- A batalha no PaaS criar cooperação e transparência entre fornecedores
Será intensificada a guerra entre plataformas de prestadores de PaaS (OpenStack, CloudStack, Eucalyptus, etc). Em 2013 não haverá nenhum vencedor e isso vai obrigar maior compatibilidade. Ofertas de serviços como os da Amazon Web Services, OpenStack, CloudStack prometem ser mais amigáveis.