Onda do outsourcing está passando?

Ao analisar os doze últimos meses do mercado de outsourcing, a maioria dos analista concorda que ele andou razoavelmente estável nos últimos anos. Em 2010, chegou-se ao montante de 62,4 bilhões de dólares em contratos de outsourcing no mundo, segundo os estudos da empresa de consultoria em outsourcing, TPI, e são bastante consistentes se analisados junto com os resultados dos anos anteriores.  Segundo a Everest, companhia também especializada em consultoria para outsourcing, houve um incremento de seis pontos percentuais nos contratos firmados em 2010 em comparação a 2009.

Em levantamento realizado pela EquaTerra, metade dos provedores de serviços em TI reportou crescimento de seus negócios em 2010; ainda assim todos esperavam por um quarto trimestre mais forte.

Aos olhos do associado da empresa Pace Harmon, David Rutchik, espantoso não é o volume de contratos sendo fechados e, sim, quantos são encerrados.

Para ele, as decisões de trazer processos de volta para dentro das companhias tem ganho muito impulso desde o início de 2010. O analista espera que esse movimento continue assim em 2011. “As empresas continuam exportando boa parte de seus processos e transações”, diz. “Ainda assim, as companhias estão avaliando melhor seus prestadores de serviços e alocando apenas as partes estratégicas ao negócio e avaliam a contratação de apenas o essencial”, explica. “Se ficam insatisfeitas com as interfaces para atender os clientes de forma fragmentada, reincorporam os processos e pronto”