Pesquisa revela detalhes do marketing digital no Brasil
De acordo com um levantamento da Pesquisa Marketing Visão 360º, realizada pelo Mundo do Marketing em parceria com a TNS Research International, 90% das empresas no Brasil realizam algum tipo de ação de marketing digital.
A liderança é do e-mail marketing, presente em 80% das empresas, seguido por redes sociais com 67%, links patrocinados com 53% e anúncios em sites segmentados com 45%.
A pesquisa também apontou que aproximadamente 66% das empresas estão presentes com ações de marketing nas redes sociais: 92% delas usam o Twitter, 69% estão presentes no Facebook e 58% no Orkut. Além disso, da parcela das empresas que não utilizam as redes sociais, 64% entrarão a partir de 2011.
Em relação à otimização em buscadores, as ações de marketing consideradas mais efetivas são as campanhas SEM (Search Engine Marketing) com 51%, seguidas por SEO (Search Engine Optimization) com 47% e links patrocinados, com 39%.
As ações de mobile marketing devem ganhar mercado em 2011. Em fase de desenvolvimento, somente 22% das empresas realizaram alguma ação em 2010. Porém, a expectativa é que 54% das empresas devam usar a ferramenta esse ano, apontou o estudo.
A edição 2010 da pesquisa entrevistou 372 profissionais das áreas de marketing e planejamento de empresas nacionais e multinacionais dos setores de serviços, varejo, agência de publicidade, bens de consumo, consultorias, agência digital e bens duráveis. 85% dessas empresas são brasileiras e 54% são de pequeno porte.