Prejuízo da Sony com falha da PSN pode ultrapassar os US$ 24 bilhões

Empresa de pesquisa calcula prejuízo médio de 318 dólares por conta exposta; Sony estima que rede tenha quase 80 milhões de usuários em 59 países.

O ataque externo que mantém a rede PlayStation Network fora do ar há uma semana pode ter causado um prejuízo de mais de 24 bilhões de dólares para a Sony, segundo estimativas da empresa de pesquisas Ponemon Institute, que foi ouvida pelo site da Forbes.

A Sony anunciou ontem, 26/4, que a “invasão externa” conseguiu ter acesso aos dados pessoais e talvez informações de senhas, histórico de compras e até de cartão de crédito (a companhia disse não poder descartar essa última possibilidade) dos mais de 70 milhões de jogadores que utilizam a rede do PS3.

O Ponemon Institute chegou nesse número de 24 bilhões de dólares ao utilizar o valor médio de 318 dólares de prejuízo por conta exposta em ataques maliciosos (média registrada por casos desse tipo em 2010, número cerca de 50% maior do que no ano anterior).

Como publicado pela Forbes, a Sony estima que a PSN possua cerca de 77 milhões de usuários em 59 países – sendo 36 milhões na América do Norte, 32 milhões na Europa e 9 milhões na Ásia. Na América do Sul, a rede não opera comercialmente.

Apesar de não confirmar o vazamento dos dados de cartão de crédito de usuários, a fabricante japonesa afirma que “não é possível descartar tal possibilidade”.

Em entrevista para a Forbes, o diretor de pesquisas do SANS Institute, Alan Paller, afirma que mesmo que os números de cartão de crédito não tenham sido expostos, já há perigo o bastante no vazamento de informações pessoais, além do histórico de compras, que permitiria aos hackers descobrir quais usuários gastam mais.

Fora do ar
O ataque à PlayStation Network já dura uma semana e o pronunciamento feito ontem  pela Sony só serviu para desanimar e irritar ainda mais seus usuários, que chegaram a criar uma comunidade no Orkut para protestar contra a empresa.

Além de anunciar o vazamento dos dados de seus usuários, o pronunciamento, feito no blog oficial do PlayStation, afirma também que a fabricante japonesa contratou uma empresa especializada para conduzir as investigações e estima que alguns serviços da rede voltem a funcionar em cerca de uma semana. A fabricante japonesa também deu algumas dicas para os usuários da PSN se protegerem de possíveis golpes que utilizem seus dados pessoais vazados no “ataque externo”.

Ataque externo mantém rede PS Network fora do ar há cerca de uma semana