Sites de leilões de centavos aposta em bolsas de estudo

Sites de leilões de centavos estão prestes a passar, em 2011, pelo mesmo estouro que marcaram as compras coletivas no ano passado no Brasil. O ClickShopp, no ar desde terça-feira (15/2), é um deles. O site, no entanto, já nasce com uma aposta na segmentação: seu alvo são os jovens prestes a entrar na universidade, ou que já estão nela.
Para marcar a estreia e atrair a atenção de seu público-alvo, o site promete leiloar, a partir de domingo (20/2), nada menos que dez iPads. Em seguida virão outros itens cobiçados pelos jovens, como abadás para shows, ingressos e passagens para o Rock in Rio e até uma bolsa integral para cursos universitários, válida até o fim de 2011.

O ClickShopp nasceu na região do ABC paulista, da vontade de três sócios de pegar carona no crescimento do e-commerce brasileiro – e os leilões de centavos foram uma escolha natural, explica um dos sócios, Antonio Storelli, que já trabalhou por 15 anos em TI mas que agora atua como professor universitário da área da saúde.

“Constatamos que já havia muito site de compras coletivas e, nos leilões de centavos, havia a oportunidade de criar um diferencial”, explica Storelli. Que, no caso do ClickShopp, é não apenas a segmentação de público mas a ideia de ofertar bônus e brindes à rede de amigos do usuário.

Competição
Os leilões de centavos são uma modalidade na qual o internauta compra um pacote de créditos. Os créditos valem lances, que são utilizados para competir pelo arremate de um produto. Cada lance pode custar até 1 real. Mas, na disputa por um produto, o lance é contabilizado como 1 centavo. O vencedor será aquele que tiver dado um lance sem que tenha sido superado por outro interessado dentro de um intervalo de tempo (geralmente entre 15 a 30 segundos).

No fim, o vencedor pagará o preço final do leilão, geralmente irrisório, mais o custo dos lances dados. A diferença é que mesmo os competidores que não levaram o produto também pagam pelos lances ofertados – e o total recolhido pelo site pode superar em muito o valor do item.

O ClickShopp não é o primeiro site do gênero a investir no público jovem. O Magnatta, com estreia prevista para domingo (20/2), terá em sua lista de ofertas ingressos para o show da banda U2, em São Paulo. Outro site, o Olho no Click, chegou a leiloar no fim de 2010 um apartamento no Rio de Janeiro.

Storelli não ignora a existência de um certo preconceito contra os sites do gênero. “Não deixa de ser e-commerce, mas é leilão. Tem um aspecto de competição, mas não é jogo”, define. O site foi desenvolvido localmente e, por enquanto, passa por uma fase final de testes. O meio de pagamento online escolhido foi o PagSeguro, do UOL.

Cadastro com bônus
Num primeiro momento, o site quer formar cadastro. Para isso, criou uma promoção que incentiva a divulgação em rede. Quem se cadastrar é convidado a indicar amigos; cada amigo que se cadastrar renderá a quem indicou 50 reais em crédito, que poderão ser gastos nos leilões entre domingo (20/2) e quinta-feira (24/2).

Neste período, os amigos que se cadastrarem ganharão um crédito de 10 reais e, se indicarem outros amigos, receberão 50 reais em créditos a cada cadastro efetuado. Passado este período, os créditos promocionais serão zerados.

A premiação em grupo é, na verdade, um dos princípios do site e veio para ficar, explica Storelli. Se um dos ganhadores do iPad tiver competido com um amigo, por exemplo, este poderá ser indicado pelo vencedor para ganhar um iPod Shuffle.

“Vimos que muitos participantes tentam criar estratégias conjuntas para vencer em sites de centavos”, explica o sócio. “Veio daí nosso diferencial: ser uma rede ‘glocal’, aberta globalmente mas que também aposta nas conexões locais com os amigos.”

Após os leilões de iPads, o site começará a vender os tradicionais pacotes de lances. Mas, em mais uma promoção, os internautas poderão comprar pacotes de 50 créditos por 14,90 reais. “Se indicar um amigo novo, ganha 20 reais”, diz Storelli. É a rede em ação.